Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como a música ajuda crianças em vulnerabilidade social?

vulnerabilidade

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A arte, de maneira geral, é uma maneira eficiente de ajudar pessoas de todas as idades e em todas as condições, e com as nossas crianças isso não é diferente, ainda mais quando estamos falando da música.

Mesmo em famílias que se encontram em uma vulnerabilidade social, as diversas melodias que existem possuem um papel muito importante no desenvolvimento dos pequenos, e é sobre isso que vamos conversar, a partir de agora.

O que é vulnerabilidade social

Por definição, quem está em uma situação de “vulnerabilidade social”, está perdendo a sua representatividade na sociedade, frequentemente dependendo de auxílios de terceiros para poder sobreviver.

Ou seja, são aqueles que têm poucos recursos financeiros, de moradia, de educação e de acesso às oportunidades necessárias para o seu desenvolvimento pessoal, enquanto cidadão.

Vulnerabilidade Social

Como a música pode ajudar as crianças

Agora que sabemos o que é “vulnerabilidade social”, podemos ser mais diretos e te contar exatamente em que, a música pode ajudar as crianças que estão nessa situação socioeconômica.

Ajuda na alfabetização e na dicção

O primeiro ponto é ajudá-las a aprender a ler, já que as canções são feitas de diversos sons, que são produzidos em sequência, estimulando a criança a ler o que estão ouvindo e cantando, ajudando a entender o significado daquelas palavras.

Além disso, também vai ajudar na sua dicção, principalmente por serem instigadas a falar letras de vários autores de épocas diferentes, aumentando seu vocabulário de forma lúdica e natural.

Melhora a socialização

Por não ter barreiras de idade, ou seja, não há uma idade mínima para que a criança tenha contato com ela, a música vai ajudar a criar laços com os colegas de classe, juntando todos e sem distinguir credo ou cor, deixando todos em pé de igualdade.

Claro que conflitos vão surgir, mas esse também é um jeito de desenvolver a empatia entre os pequenos, assim como um espírito de cooperação, que vai ajudá-los a ultrapassar os obstáculos como uma equipe.

Vale ressaltar que, para aqueles que são mais tímidos e/ou inseguros, as canções também têm papel fundamental, principalmente por lhes dar mais possibilidades de expressarem suas emoções e vontades, ajudando na sua formação de personalidade.

Melhora a concentração

É muito fácil se distrair nos dias de hoje, com tanta tecnologia e informação à nossa volta, mas a música tem o dom de sensibilizar até os mais novos, prendendo a sua atenção sem a necessidade de impor isso a eles, ajudando a se concentrar e a desenvolver esse lado.

Seja para decorar uma parte da letra, ou para lembrar quando deve fazer um solo em um instrumento, por exemplo, elas devem se focar e concentrar, para que consigam executar bem a sua função.

Todos estes pontos vão ajudar as crianças, em vulnerabilidade social, a buscar algo melhor para o seu futuro, mas sem tirar o lado lúdico e infantil que essa fase da vida exige.

São experiências que exercitam o cérebro, contribuindo para que o seu desenvolvimento seja melhor e mais orgânico, dando “armas” que serão importantes em seu futuro.

Serviço Social e Sociedade


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Click to listen highlighted text!