Uma orquestra sinfônica completa pode atingir a quantidade de 120 músicos, com duração de 90 minutos ou até 5 horas. Muita coisa, não é mesmo?
No geral, depende muito da obra e da interpretação como a orquestra será organizada e executada, podendo variar a quantidade e tipo de instrumentos a serem utilizados.
Porém, é fato que os instrumentos de corda são os que apresentam maior visibilidade dentro do concerto. Eles exercem diferentes e importantíssimas funções, que se complementam e promovem a sonoridade e a estética a ser atingida.
O violino, como um instrumento de corda, pode aparecer até 20 vezes dentro de um concerto completo, já que tem menor potência sonora.
É claro que tudo isso depende da obra a ser executada. Todos os instrumentos são de extrema importância em uma orquestra, desde que trabalhem juntos e eficientemente para construir um excelente arranjo.
Pensando nisso, neste artigo você vai entender como funciona uma orquestra e qual a importância do violino dentro dela.
Boa leitura!
A orquestra e os instrumentos
Dependendo do tipo de instrumento, os músicos exercem funções que se complementam em uma orquestra. Todas de extrema importância.
Os instrumentos são divididos em quatro grupos principais que são baseados em suas características sonoras, modo de usar e material que é feito. São estes os grupos de instrumentos:
– Cordas
– Madeiras
– Metais
– Percussão
Para que você entenda a importância do violino em uma orquestra, é necessário entender como ela funciona e se organiza.
Funções em uma orquestra
As cordas são a base de um concerto. Nelas, estão incluídos violinos, violoncelos, violas, harpas e contrabaixos, localizadas na parte da frente do palco.
Os violinos, mais especificamente, são divididos em duas partes que, respectivamente, tocam as partes mais agudas e graves da peça.
A família das madeiras é formada por instrumentos de sopro, como o oboé, clarinete, flautim, fagote e contrafagote, instrumentos estes que, para fazerem parte da família, apresentam lâminas de cana que vibram com o ar. Esses ficam no centro do palco.
Os metais ficam atrás das madeiras, já que possuem uma intensidade de som média. Eles, como já é subentendido no nome, são feitos de diversos metais, como bronze ou latão. Os instrumentos representantes desta família são os trombones, trompetes, trompas e tubas.
Há também as percussões, que se localizam no fundo do palco. Nessa família temos: tímpano, pratos, triângulos, bumbo, pandeiro e caixa clara. Esses instrumentos têm a função rítmica de marcar toques suaves ou mais fortes, dependendo da parte da música.
Importância do violino
Como já foi dito, as cordas, principalmente o violino, são os instrumentos que aparecem com maior frequência em uma orquestra. Isso se deve ao fato de que, por mais que violinos apresentem menor intensidade sonora no palco, eles podem variar de tessitura (altura da nota: grave ou aguda), exercendo diversas funções no concerto.
Os violinos são tão importantes na orquestra que, além de serem o naipe mais numeroso, são divididos em algumas funções importantíssimas no concerto.
Existem os primeiros e segundos violinos: eles são, respectivamente, a voz melódica da peça e a pulsação/reforço da melodia dos primeiros violinos.
Por fim, é designado a um violinista principal, a função de liderar o naipe de violinos e conduzi-los durante a orquestra. Esse é chamado de Spalla. O Spalla também é responsável pela realização dos solos de violino de uma peça, caso ela tenha, e também substitui o maestro caso ele falte.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim