[vc_row][vc_column][vc_column_text]A valorização da cultura é um grande passo para o desenvolvimento econômico de uma região. Minas Gerais é um grande exemplo disso. O estado é rico em diversidade, que encanta visitantes da região, e do mundo, o ano inteiro. Diante disso, já parou para mensurar a importância do patrimônio cultural para o turismo?
Este texto busca nos levar a essa reflexão. Primeiramente porque esse é uma das principais atividades econômicas do estado. Segundo, devido ao fato que seria praticamente improvável existir um turismo forte em uma localidade sem estar relacionado as questões culturais.
Cultura: combustível para o turismo
Se pararmos para pensar, tudo nos remete a cultura. Minas Gerais tem isso de sobra! A sua importância histórica, a arquitetura de séculos, o artesanato, a gastronomia, os seus artistas, as tradicionais festas e até mesmo o sotaque mineiro.
Todo esse conjunto faz dos municípios do estado destinos muito procurados. É interessante ressaltar que isso é ainda mais forte em localidades onde a memória é preservada.
Podemos citar como bons exemplos as cidades histórias mineiras. Essas regiões são uma prova viva que um bom investimento em recursos turísticos e culturais contribui para a grande quantidade de visitantes.
Não podemos deixar de mencionar que o estado é o que conta com maior número de patrimônios culturais da humanidade tombados pela UNESCO. Os centros históricos de Ouro Preto e de Diamantina, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos e o Conjunto Moderno da Pampulha (em Belo Horizonte) estão entre os principais destinos turísticos de Minas Gerais.
Cultura mais a fundo
Quando nos referimos a importância da cultura, não podemos nos limitar apenas ao trivial, como pontos turísticos, mas sim pensarmos de uma maneira muito mais ampla.
Deve-se incentivar a inserção dos turistas com aquela região, criando-se uma ligação muito mais verdadeira e profunda com o seu povo. É basicamente fazer com que eles se sintam em casa.
Não basta apenas contar sobre o passado, mas sim demonstrar a sua importância para as atuais e futuras gerações. Lembre-se que uma vez que essa conexão entre turista e a comunidade local é genuína, maiores são as chances de conservar a identidade daquele lugar.
Isso porque os visitantes acabam despertando um interesse maior em explorar mais a fundo a riqueza do patrimônio cultural mineiro, reforçando cada vez mais a sua força dentro da transformação do turismo.
Projetos sociais e o desenvolvimento sustentável
Não podemos deixar de mencionar também a importância de iniciativas e projetos sociais que fomentem a cultura. Um desenvolvimento sustentável do turismo deve beneficiar toda a população local.
Um dos pontos positivos é a redução da criminalidade. A cultura tem um forte poder de transformação social. Desse modo, quando inserimos as crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade nesse universo, diminuímos as chances dessas pessoas ficarem ociosas e se envolverem com coisas erradas.
Uma vez que a região tem baixo índice de violência, maiores as chances de turistas visitarem ela. Sendo assim, pode-se dizer que investir em cultura é uma maneira mais barata e preventiva de segurança pública.
Ao mesmo tempo, isso contribui para uma maior inclusão social. As pessoas beneficiadas pelos projetos sociais culturais acabam ampliando os seus conhecimentos e tendo mais oportunidades no futuro. Isso é uma das maiores missões da SABRA. Conheça mais sobre os nossos projetos.
Diante desse breve panorama, podemos concluir que essa relação entre o turismo e o patrimônio cultural é bom para todos. A história é preservada e a economia se fortalece.
Guia básico sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]