[vc_row][vc_column][vc_column_text]Quem toca e possui um instrumento musical deve estar atento a alguns cuidados que são muito importantes para conservá-lo por mais tempo e com um ótimo som. No caso dos instrumentos de sopro, como o trombone, não poderia ser diferente.
A grande diferença é que, como estes instrumentos são tocados com a boca, eles costumam ficar sujos com saliva. Os cuidados com o trombone, portanto, contribuem não apenas para a conservação do instrumento em longo prazo, como também para a saúde do trombonista.
Por isso, se você tem um trombone, fique atento às dicas que reunimos a seguir sobre como manter seu instrumento conservado!
Como limpar o trombone
A limpeza do trombone deve ser rotineira. Isso porque, como é tocado com a boca, pode haver o acúmulo de saliva na parte de dentro do instrumento e, como consequência, a proliferação de microrganismos nocivos à saúde no local.
Para limpar o seu trombone, você pode dar algumas batidas leves no instrumento, o que fará com que a saliva acumulada se solte. Depois de fazer isso, você pode passar um pedaço de gaze nas partes internas e um pano seco na parte externa.
Também é recomendável limpar todas as partes do instrumento uma vez por semana, principalmente as peças mais fáceis de serem retiradas, como as bombas. Já o bocal, por estar em contato direto com a boca, deve ser lavado em água corrente todas as vezes em que o trombone for tocado.
Ocasionalmente, é interessante desmontar o instrumento e lavar todas as suas partes. Caso você não saiba como fazer esse tipo de limpeza, você pode levar o trombone a uma loja ou profissional especializado.
Como guardar o trombone
Outro cuidado importante para conservar o trombone tem a ver com o seu armazenamento. Um instrumento que não é bem guardado corre mais risco de queda e arranhões e está mais suscetível a poeiras e sujeiras.
Nesse caso, as cases apropriadas são as melhores opções. Também é uma forma de garantir que o trombone não entre em contato com a umidade, que pode enferrujar o instrumento metálico.
Ainda assim, evite locais como guarda-roupas, paredes úmidas e porões, e nunca guarde seu trombone molhado em um lugar fechado.
Outras dicas valiosas
Além da limpeza e do armazenamento corretos, outros cuidados podem fazer toda a diferença na conservação do seu trombone. Um deles diz respeito ao transporte do instrumento, que deve ser feito em uma case em viagens de avião, ônibus e carro, ou em uma bag nos casos em que for transportar na mão.
Tão importante quanto a limpeza do instrumento em si, é essencial que o trombonista faça uma boa higiene bucal antes de tocar, seja escovar os dentes ou mesmo usar um antisséptico bucal, bem como uma higiene das mãos. O uso de batom também deve ser evitado.
Por fim, lembre-se de levar seu trombone para uma revisão periódica pelo menos a cada seis meses, o que permite verificar se há algum problema no instrumento e também realizar uma limpeza mais profunda de todas as peças.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]