A trilha sonora para games tem vários objetivos e algumas acabam se tornando verdadeiros ícones. Prova disso é a nostalgia tremenda quando ouvidos a emblemática música tema de Mário Brothers. Nesse sentido, se você ama esse universo, precisa saber como é a produção e como compor esse tipo de material.
A importância da trilha sonora
Fica muito difícil imaginar um filme que não tenha músicas ou sequer uma trilha instrumental, porque isso colabora para potencializar as nossas emoções. É como se o terror ficasse ainda mais ameaçador ou a comédia ainda mais engraçada por causa disso.
Então, nos games a imersão também é um objetivo, ou seja, a ideia é que o jogador se sinta dentro daquele universo. Um termo que se encaixa nisso é “suspensão de descrença”, momento em que o mundo de fantasia poderia ser real ao nosso olhar.
Isso significa que naquele momento estamos envolvidos com a narrativa por completo, o que enriquece a experiência. Seja qual for o gênero do game, existe uma trilha que potencializa o universo que é formado naquela narrativa.
Como é a produção da trilha sonora dos games
Para bons resultados na escolha da trilha sonora do game, é importante usar elementos que entram de acordo com o contexto. O uso de instrumentos musicais específicos de uma cultura é uma alternativa. Os instrumentos acústicos da Era Medieval, por exemplo, podem ajudar a transportar o jogador para aquela realidade.
Outro ponto interessante é identificar períodos nos quais uma trilha possa ressaltar a história. Por exemplo, sempre que aparece determinado personagem, tocar uma melodia que ajude nessa identificação para com o jogador. É como se a melodia desse o tom agregado para aquela fase ou personagem.
Dicas para compor
Deixe de lado a sua própria expressão enquanto artista na hora de compor algo tão específico, essa é a primeira dica, deixar um pouco a vaidade. Como vimos antes, precisamos ser coerentes com todo o contexto e finalidade da trilha, afinal, a música precisa acompanhar aquela mídia, essa é a meta.
Além disso, é importante conversar com quem desenvolve o projeto para saber quais as expectativas na composição. É comum o criador do game ter algo em mente quando pensa na narrativa, por exemplo. Com isso, também esteja pronto para receber solicitações em tempo recorde, porque isso pode variar muito.
Então, em alguns pedidos o prazo pode ser longo e em outros muito curto, portanto você precisa exercitar essa habilidade de trabalhar mais rápido. Não se esqueça de que há muitas pessoas envolvidas nesse tipo de projeto, atuando em diferentes áreas e que também correm contra o tempo.
Por fim, estude a fundo sobre teoria musical e produção, porque você vai desenvolver habilidades como criar mixagens, entre outros recursos para criar áudios bem dinâmicos. Isso porque no mundo dos games não basta saber compor as músicas, você acaba se envolvendo nesse campo de áudios mais específicos.
Essa é uma pitada do que é o trabalho de trilha sonora para games, da produção e composição e é um mercado muito interessante para quem ama as duas áreas.
Aproveite para conhecer mais sobre o nosso projeto e ser um apoiador!
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim