[vc_row][vc_column][vc_column_text]A pandemia da Covid-19 alterou significativamente o mercado de trabalho, fortalecendo novos formatos (remoto e híbrido) e formas de seleção (remota), bem como fez surgir novas áreas de trabalho, sobretudo a tecnológica. Diante dessas mudanças, muitos jovens têm se perguntado como será o mercado de trabalho no pós-pandemia.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para trazer algumas informações que podem te ajudar a entender melhor essa questão. Confira!
Novos formatos de trabalho
Como dissemos, o cenário pós-pandemia em relação ao mercado de trabalho pode ser marcado pela flexibilização no atual formato de realização das atividades operacionais. Por conta das medidas restritivas, como são o caso do isolamento social e fechamento temporário de alguns segmentos do mercado, as empresas podem investir ou adotar o formato de trabalho conhecido como home office (total ou parcial).
O home office possibilita que o funcionário de uma empresa possa realizar suas atribuições diretamente de sua casa ou de qualquer outro lugar que ofereça os meios necessários para isso. Pode, no entanto, a empresa exigir que o funcionário compareça ao local de trabalho ao menos duas vezes na semana, sendo este um modelo de regime de home office parcial.
Vale dizer que o home office é um formato de trabalho relativamente antigo, mas que ganhou força na pandemia da Covid-19.
Recrutamento online
É bom também ficar atento à maneira como as empresas têm recrutado talentos no contexto da pandemia da Covid-19. Muitas delas têm adotado o recrutamento 100% online, ou seja, com todos os processos feitos pela internet, desde a seleção curricular até a entrevista com o gestor da área responsável pela contratação.
Com isso, queremos dizer que o jovem que deseja se destacar no mercado de trabalho pós-pandemia deve dominar as tecnologias utilizadas pelas empresas em seus processos de recrutamento. É um conhecimento básico para que você se dê bem ao participar de um processo seletivo 100% online.
Oportunidades de trabalho que podem surgir
O candidato ou o jovem que deseja obter êxito no mercado de trabalho pós-pandemia deve ficar atento não apenas aos formatos de trabalho adotados pelas empresas e ao método que muitas delas têm utilizado para selecionar/recrutar candidatos, mas também às oportunidades geradas ou reforçadas em tal contexto.
No mercado de trabalho pós-pandemia, percebe-se que houve um aumento significativo da procura de pessoas ligadas à tecnologia, boas em desenvolver soluções tecnológicas capazes de melhorar a experiência do consumidor moderno, que é aquele que utiliza a internet para comprar produtos e/ou serviços. Alguns exemplos que podemos destacar nesse sentido são: desenvolvedores, programadores, relações públicas, entre outros.
O crescimento da procura de profissionais não se limitou apenas à área tecnológica. Houve um aumento da procura de profissionais de marketing digital, que podem desenvolver campanhas capazes de destacar marcas, produtos e serviços, fazendo com que as empresas alcancem mais rapidamente seus objetivos no âmbito digital.
Como se pode visualizar, o mercado de trabalho mudou com a pandemia da Covid-19 e é preciso que os jovens estejam atentos a isso, para que desse modo alcancem seus objetivos profissionais.
Leia outros artigos como este em nosso blog. Que tal?
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]