Hoje sabemos da importância da educação musical desde cedo.
No entanto, muitos pais ainda se questionam bastante: por onde começar? Será que o meu filho tem mesmo talento para a música? Ele já deve aprender direto um instrumento musical? Como escolher? Isso significa que ele necessariamente vai desenvolver uma carreira na música?
Para esclarecer estas e outras dúvidas, continue lendo:
Benefícios da musicalização
Entre os principais benefícios da musicalização, podemos listar:
- Desenvolvimento dos dois hemisférios do cérebro;
- Aumento do repertório cultural, o que é importante tanto para afinar o ouvido quanto para saber expressar sentimentos e emoções.
- Melhora na sociabilidade;
- Aprendizado de se ter dedicação e paciência para alcançar um objetivo;
- Possibilidade de estabilizar o humor ou de canalizar excesso de energia para uma atividade positiva;
- Maior abertura para a criatividade, a alfabetização e o aprendizado de matemática.
Leia também: A influência da música nas nossas emoções
Musicalização infantil
Para crianças pequenas de oito meses a seis anos, o foco não costuma ser já aprender um instrumento, mas sim aula de musicalização na qual, de forma lúdica, elas vão adquirir noção de ritmo, aprender a nomear os instrumentos e quais sons eles produzem, ampliar o repertório musical, treinar a coordenação motora fina.
Já é possível, claro, lhes dar instrumentos, mas que sejam menores e mais fáceis de tocar.
Crianças a partir de sete anos já podem escolher um instrumento para tocar, se quiserem. Isso é importante: nunca pressione seu filho para isso. Ainda que ele não se interesse em tocar nada ou cantar, as aulas de musicalização já terão sido benéficas. Esta, aliás, é mais uma boa razão para que elas tenham tido aula de musicalização antes, para terem contato com vários tipos de instrumentos, o que facilitará muito sua escolha.
É interessante que os pais também se envolvam no aprendizado: levando as crianças a shows, concertos e lojas de instrumentos, mostrando o que eles gostam de ouvir, ouvindo e cantando juntos etc.
Talento
Muitas pessoas desistem de aprender música, ou nem tentam, porque “não têm talento”, embora muitas vezes nem tenham clareza do que significa esta ideia.
Talento é uma aptidão natural para se aprender ou fazer algo com menos esforço que outras pessoas nas mesmas condições. Embora nem todos os pesquisadores aceitem este conceito hoje, é fato que há pessoas que realmente levam menos tempo para desenvolver certas habilidades que outras, ainda que, se não praticarem e não buscarem novos desafios, não vão evoluir da maneira que poderiam.
Este é o principal argumento dos que defendem que qualquer um só aprende algo com muito treino, negando que existiria uma “seleção genética” que atingiria alguns iluminados por acaso. Afinal, mesmo os músicos considerados mais importantes da História começaram a estudar música na infância, e nunca pararam. Se houvessem parado de se dedicar, não teriam chegado aonde chegaram, e isso é uma lição para qualquer aspecto da vida.
Além disso, os benefícios que a música proporciona ao desenvolvimento do indivíduo devem, sim, estar ao alcance de todos, ainda que a maioria das pessoas não pretenda seguir uma carreira musical.
De qualquer forma, se seu objetivo é evoluir como músico , leia nosso texto com dicas sobre como desenvolver uma rotina de estudos de música.
Se você gostou deste post:
- SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
-
CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
-
ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
-
COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr
Conteúdo por RedaWeb – Marketing de Conteúdo