[vc_row][vc_column][vc_column_text]O que Ray Charles, Aretha Franklin e James Brown têm em comum? Todos são grandes nomes da música soul. O gênero, nascido no final da década de 1950 nos Estados Unidos, ficou marcado pela presença de vozes potentes e guitarras elétricas.
Mas, mais do que isso, o estilo também foi uma consequência de diversos acontecimentos históricos, tendo um grande impacto político e social para a população estadunidense e mundial.
Para saber mais sobre o gênero soul e seus maiores precursores, continue lendo!
Como surgiu a música soul?
A música soul surgiu no final dos anos 1950, como uma mistura entre os gêneros R&B, gospel e jazz, sendo um estilo mais animado e dançante. Sua produção partiu principalmente da população afro-americana, sendo também muito bem aceito e disseminado entre os negros.
Não à toa, o soul está fortemente associado à luta pelos Direitos Civis. Nas décadas de 1950 até 1960, os EUA possuíam rígidas leis de segregação racial. Portanto, havia espaços separados para brancos e para negros.
Quase tudo estava submetido a esse divisão – transportes públicos, bebedouros e até universidades. A própria lei defendia que as raças não deveriam se misturar, sendo os brancos claramente privilegiados e reservados aos melhores espaços e oportunidades.
Nesse contexto, temos nomes de importantes revolucionários como Malcolm X e Martin Luther King, que lutaram por direitos igualitários para os negros até a morte, quando foram assassinados em 1965 e 1968, respectivamente.
Por isso, o soul se tornou muito mais do que um gênero musical, sendo também um grito de guerra contra o racismo e genocídio das pessoas negras. Por meio de canções animadas, acompanhadas de palmas ritmadas, formava-se uma resistência contra a opressão branca, reafirmando o orgulho negro da população.
Assim, não é surpresa que os maiores nomes do estilo são de artistas negros, que ficaram marcados para toda a história.
Principais nomes do estilo soul
Como falamos no início, é impossível pensar em música soul sem citar Ray Charles, Aretha Franklin ou James Brown.
O primeiro é considerado o grande precursor do gênero no país, sendo o pioneiro do estilo. Famoso pela sua voz potente e talento com piano e sax, Ray Charles foi eleito o 2º maior cantor de todos os tempos pela revista Rolling Stones.
Entre seus maiores sucessos estão “I Got a Woman”, “A Song for You” e “Hit the Road Jack”.
Já Aretha Franklin é outra artista de destaque. Apelidada de “Rainha do Soul”, a cantora ficou marcada pela sua grande potência e extensão vocal.
Com incríveis canções em seu repertório, como “Respect” e “(You Make Me Feel Like A) Natural Woman”, a cantora também entrou para a história. É ela, ainda, que lidera a lista de maiores cantores de todos os tempos da Rolling Stones, seguida por Ray Charles.
Por fim, o “Padrinho do Soul” James Brown. Um dos maiores artistas de todos os tempos, além de cantor, era também excelente dançarino, compositor e produtor.
Partindo para um soul com maiores influências da afrobeat e do funk, James Brown foi responsável por sucessos como “I Got You” e “Papa’s Got a Brand New Bag”.
Gostou do conteúdo e quer conferir mais sobre o soul e outros estilos musicais? Confira mais posts de nosso blog!
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]