Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Símbolos nacionais: o que são e qual sua importância

simbolo-representacao-brasil-brasileira-nacao

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Toda nação precisa de uma representação. Essa é a forma como ela pode se apresentar perante os outros países, como ela quer mostrar seus valores ao mundo. É um jeito de mostrar sua forma de governo, seus costumes e como ela quer ser reconhecida.

Ficar sem essa representação é sinônimo de falta de identidade. É mostrar um país sem princípios e sem história. E certamente não é essa imagem que uma nação quer passar. Por isso, o Brasil tem várias formas de se apresentar através de seus símbolos nacionais.

O que são símbolos nacionais?

Estabelecidos pela Constituição, os símbolos nacionais representam e simbolizam a nação brasileira. No todo, eles são quatro: o Hino Nacional, a Bandeira Nacional, o Selo Nacional e as Armas Nacionais.

Todos esses símbolos foram adotados logo após a Proclamação da República, em 1899, e o Hino Nacional brasileiro foi reconhecido de forma oficial no ano de 1922. Eles têm a função de representar o Brasil tanto dentro do próprio país quanto no exterior.

Qual a importância desses símbolos?

Os símbolos nacionais fazem a representação da cultura e identidade brasileira. Eles simbolizam o patriotismo da população e representam os valores da nação. Ao adotá-los, o Brasil está dando voz a toda a sua história e garantindo a soberania do país.

Cada um deles procuram mostrar seu significado em relação à história do Brasil. Alguns símbolos possuem a identidade visual, como a bandeira e o brasão, e o hino pode ser uma representação cantada da história.

Todos eles têm sua importância individual e devem ser respeitados. Como uma verdadeira identificação da nação brasileira, a população deve reconhecê-los e entender o que representam, pois também fazem parte dessa história.

O que eles representam?

Cada símbolo nacional foi criado a fim de representar o melhor da identidade brasileira. Com suas raízes ligadas à época colonial, eles carregam toda uma história da formação da nação, como as conquistas e o desenvolvimento de seu povo.

Todas elas têm a função de representar o Brasil em diversas situações. Estão presentes em cerimônias e manifestações políticas, ambientes escolares, competições esportivas, encontros diplomáticos, entre outros.

A Bandeira do Brasil tem suas cores inspiradas na família real portuguesa, sendo, portanto, o verde e amarelo a representação visual do país. As estrelas representam todos os estados mais o Distrito Federal, aparecendo juntamente a uma faixa branca com os dizeres “Ordem e Progresso”, em que seu significado remete a um lema do positivismo, uma corrente filosófica popular no ano de criação da bandeira.

O Hino brasileiro é muito tocado em celebrações de formaturas, conquistas esportivas e eventos oficiais do governo. Sua melodia foi criada em 1831, relacionada a renúncia de Dom Pedro I. Em 1909 sua letra foi criada, porém só foi oficializada em 1922, relacionando-se ao centenário da independência do Brasil.

O Selo Nacional é um dos símbolos menos conhecidos, mas que também não costuma estar muito presente. Foi criado com a finalidade de representar os documentos oficiais do governo, no ano de 1889.

As Armas Nacionais, também chamadas de Brasão Nacional, foram criadas no mesmo momento que a Bandeira. Também tem ligação direta com a família real, uma vez que sua criação foi feita a pedido do marechal Deodoro da Fonseca.

Elas são de uso obrigatório das Forças Armadas e deve estar presente em prédios do poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Sua representação inclui símbolos importantes da nação brasileira, como a constelação do Cruzeiro do Sul, as estrelas dos entes da federação, uma espada, um ramo de fumo e de café, a frase “República Federativa do Brasil” e a data da Proclamação da República.

Hino Nacional Brasileiro: curiosidades sobre o assunto


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Click to listen highlighted text!