Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Gaita, acordeon e sanfona: qual a diferença?

faita-acordeon-sanfona-instrumento

Quem gosta de estudar música e conhece todos os nomes de instrumento, certamente já se deparou com a seguinte dúvida: gaita, acordeon e sanfona são a mesma coisa? Afinal, à primeira vista eles parecem muito semelhantes.

E não é só à primeira vista. O fato é que, sim, eles representam o mesmo instrumento musical. A questão é, mesmo, referente à nomenclatura e à cultura de cada local.

Inclusive, pensando nos nomes brasileiros, também há a possibilidade do uso de acordeão. Mas então, já que se trata do mesmo instrumento, por que a diferença?

Diferença entre gaita, acordeon e sanfona

Oficialmente, pensando na teoria da música e no histórico de criação do instrumento, o correto seria dizer acordeon. Quando uma pessoa é introduzida ao estudo do tema, será este o nome “oficial” do objeto.

Porém, como se sabe, a música se espalha por todo o território mundial e, em um país tão diverso como o Brasil, com regiões muito diferentes e pessoas de criações totalmente diferentes, era natural que surgissem variações, como ocorre em palavras de outras categorias, como nomes de comidas.

Por exemplo, no Nordeste brasileiro, tão rico em termos culturais, sanfona foi o nome assumido para este instrumento. O forró, ritmo musical tão valorizado na região, tem forte influência deste objeto.

Assim, sendo amplamente utilizado e com o nome sanfona, era inevitável que esta denominação se espalhasse por outras regiões do país. No Centro-Oeste, por exemplo, também é comum ouvirmos as pessoas usando sanfona.

É interessante perceber que a origem da palavra sanfona, no grego symphonía, diz respeito a outro instrumento musical, de cordas, semelhante ao violino. Este, então, deveria ser o que chamamos de sanfona, mas a questão cultural se impõe e o nome dado pelo povo e passado ao longo das gerações se torna forte e aceito de forma correta.

Instrumento no Nordeste

Outra questão histórica interessante: apesar da força do instrumento na música ligada ao Nordeste, os primeiros exemplares que chegaram ao Brasil, acredita-se que tenham desembarcado no Sul, mais precisamente no estado do Rio Grande do Sul, ainda no século XIX. Isso por conta das imigrações, tanto de italianos, quanto de alemães, que trouxeram o objeto.

E, nesta região, o forte é o nome gaita, em contraposição ao acordeon e à sanfona. Neste caso, o que os estudiosos acreditam é que isso acontece por conta de semelhanças, no mecanismo do instrumento, com a chamada gaita de boca.

Logo, foi inevitável que o nome gaita se expandisse e, também, se tornasse uma variação para o mesmo instrumento.

Portanto, o que se pode dizer é: a diferença entre acordeon, gaita e sanfona não está no instrumento, em seu funcionamento ou uso. Na verdade, a cultura vasta que a música traz, além de um país de tanta diversidade quanto o Brasil, fez com que a história criasse nomes diferentes para o mesmo instrumento.

Sendo assim, sempre que alguém for falar sobre música e aparecer esta discussão, a resposta simples é: pode chamar de sanfona, acordeon ou gaita. O importante é respeitar a cultura de cada um e a forma como o tema foi aprendido.

A música ajuda no desenvolvimento do cérebro?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Click to listen highlighted text!