Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

R&B: saiba tudo sobre esse gênero musical

R&B-blues-musica-genero

Com influências de grandes ritmos como o jazz, soul, blues, rock, funk e até da música gospel, o R&B tem como representante grandes artistas como Prince e Aretha Franklin e vem se transformando ao passar dos anos para agradar todas as gerações e permanecer como um dos gêneros mais ouvidos em todo o mundo.

A seguir, saiba tudo sobre esse gênero musical:

 

R&B, Rhythm and Blues

 

Para começar a conhecer mais sobre o R&B é preciso, primeiro, conhecer suas origens.

Antes de tudo, é importante entender o momento e o local em que o Rhythm and Blues surgiu. Dentre as décadas de 1940 e 1950, quando o Estados Unidos enfrentava um cenário pós-guerra, com o consumismo aumentando e a população negra migrando para as grandes cidades, as barreiras entre o que era conhecido como “música branca” e “música negra” começaram a cair, embora o preconceito racial ainda persistisse.

Dessa forma, o R&B, sigla para Rhythm and Blues, passou a ser usada pela indústria fonográfica para nomear o que antes era chamado de “race music”, um termo de tom pejorativo que designava músicas criadas por artistas afro americanos.

Sendo assim, podemos dizer que o R&B está totalmente ligado ao que conhecemos até hoje como Black Music e que, com a popularização da guitarra elétrica, juntamente com a influência de ritmos como jazz, soul, funk, blues, rock, música gospel americana, negro spiritual, jump blues, e até mesmo da música cubana, o gênero conquistou o público estadunidense e, em seguida, o público mundial.

 

Características do R&B

 

Inicialmente, o R&B era um gênero voltado apenas para o público afro americano, como fusão de vários ritmos, em especial, do blues e do jump blues. Com o passar do tempo, o estilo ganhou harmonias e melodias mais marcantes e envolventes, naturalmente sensuais e até mesmo com certo apelo sexual, se distanciando de vez do jump blues e ganhando seu próprio espaço.

Sendo assim, o gênero que começou conhecido como black music, caiu nas graças do público e da indústria musical, ajudando a desconstruir o preconceito racial, ao menos dentro do cenário artístico e musical.

 

R&B original e R&B contemporâneo

 

Ao longo dos anos, o R&B que surgiu entre as décadas de 1940 e 1950 nos Estados Unidos foi se espalhando pelo mundo e, apesar de já ser um gênero musical com influência de vários outros – e que também influenciou muitos, incluindo o Rock’n Roll – também passou por transformações, misturando-se a batida do disco music, do dance, do pop e do hip hop, se tornando o R&B que conhecemos hoje como contemporâneo.

Dessa forma, enquanto o R&B original possui grandes artistas como representantes – Aretha Franklin, Barry White, Lionel Richie, Patti LaBelle e Prince -, o R&B contemporâneo conta com grandes nomes da música atual como Bruno Mars, Rihanna, Alicia Keys e Beyoncé.

Além disso, o Rhythm and Blues também influenciou a arte de muitos músicos brasileiros como Tim Maia, Sandra de Sá, Jorge Ben Jor, Negra Li e Iza.

Fique por dentro da história e curiosidades sobre o R&B e outros gêneros musicais acompanhando os artigos de nosso blog.

Como o Blues influenciou a música brasileira nos anos 90?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Click to listen highlighted text!