As curiosidades sobre a arte da regência podem te surpreender e fazer com que saiba um pouco mais sobre esse fascinante universo da música.
Leia para entender mais sobre o papel do regente e sua importância:
O regente é a figura de autoridade de uma orquestra
O regente é quem estipula o começo e término dos ensaios, além de mostrar por meio dos seus movimentos qual é o ritmo que a orquestra deve seguir. Afinal, são muitas pessoas envolvidas, sendo que cada um está tocando de forma diferente.
Também mostra se o som deve ser de maior ou menor intensidade, direcionando todos os músicos. Isso faz com que o grupo consiga produzir um efeito harmonioso. São questões que ajudam a unir a técnica com aspectos mais expressivos sobre a música tocada.
Mesmo sendo autoridade, o regente atua em conjunto com os músicos
Foi-se o tempo em que a postura desse regente era mais autoritária, determinando qual será o teor da apresentação da orquestra. Atualmente esses profissionais atuam em conjunto com os músicos, testando dinâmicas diferentes nos ensaios.
Aceitando sugestões sobre a expressão da música, o que produz, no fim das contas, o resultado de um trabalho mais em conjunto. O conhecimento de todos os músicos é relevante para que no fim haja a construção de uma apresentação muito mais interessante.
A batuta é o nome do instrumento usado para reger
Aparecendo como uma ferramenta para potencializar o efeito do seu braço, a batuta é o instrumento que o maestro usa para reger. Os braços e as mãos são fundamentais para o direcionamento do regente para os músicos e isso fica muito mais claro com a batuta.
Como vimos antes, o regente determina a intensidade da música, se a contagem será mais para produzir um som mais ou menos intenso. A batuta ajuda nisso, inclusive, conferindo à imagem do maestro, para a plateia, de que ele ocupará esse papel na apresentação.
A postura do maestro é muito importante
A postura corporal é uma ferramenta do maestro, visto que seus movimentos ajudam a comunicar a intenção para toda a orquestra. Com isso, ter uma boa postura e saber projetar o corpo na hora certa torna a comunicação muito mais clara para todos.
É muito interessante observar o desempenho de um regente durante uma peça musical, porque ele dita, com seu corpo, o ritmo da obra. Há um direcionamento rico em detalhes, o qual podemos ver em seu rosto, braços, mãos, inclusive ombros e projeção do tronco.
Inicialmente o compositor era o próprio maestro
Geralmente quem ocupava o posto de regente era o próprio compositor de uma peça, trazendo à vida o que estava tecnicamente no papel para os músicos. No passar dos anos foi notada a necessidade de ter um profissional capacitado para cumprir essa tarefa.
A partitura usada hoje é repleta de muitos detalhes, sendo importante ter alguém capacitado a liderar corretamente os músicos. Com isso, os resultados são cada vez melhores e mais dinâmicos.
Essas são as curiosidades e fatos interessantes sobre a arte da regência. Vimos que o maestro é uma peça muito importante, fundamental para trazer vida e unidade para as apresentações.
Leia mais sobre o assunto e aproveite para conhecer mais sobre o nosso projeto!
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim