[vc_row][vc_column][vc_column_text]Os recursos naturais são todos os elementos disponibilizados pela natureza e usados para atividades humanas. Assim, podem ser categorizados enquanto tal as florestas, a luz solar, a água, os minérios, os vegetais e até mesmo os animais, visto que todos contribuem para a sociedade e para a economia.
Portanto, os benefícios de usá-los de forma consciente se mostram com clareza. Mas, isso nem sempre é o que acontece quando os recursos naturais são empregados em atividades que têm alta lucratividade. Nesses cenários, tais recursos são explorados, o que pode gerar a sua extinção.
Vale ressaltar que existem dois tipos de recursos naturais: os renováveis e os não renováveis. Sobre o primeiro tipo é possível citar que eles são inesgotáveis. Podem ser encaixados nessa categoria a luz solar e os ventos, por exemplo. Assim, a natureza é responsável por assegurar e a sua renovação ou, em alguns casos, as atividades humanas se encarregam disso.
A respeito dos recursos naturais não renováveis, é possível citar que o seu processo de renovação é lento ou eles não têm essa capacidade. Nessa categoria é possível encaixar o petróleo, que pode acabar se esgotando devido à má utilização.
De acordo com o que foi destacado, é importante conhecer as formas corretas de utilização dos recursos naturais e os benefícios de usá-los de maneira eficiente. Assim, esses motivos serão dispostos na próxima seção do artigo.
4 benefícios do uso eficiente dos recursos naturais
Adotar práticas voltadas para a sustentabilidade é uma maneira de usar os recursos naturais de forma eficiente. Portanto, a seguir serão expostos alguns jeitos de utilizar esses recursos levando em consideração a sua capacidade de renovação, de forma que seja possível evitar que se tornem escassos no futuro.
01. Reutilizar a água
A reutilização da água é benéfica para assegurar que todas as regiões do mundo continuem possuindo acesso a esse recurso. Atualmente, existem altas taxas de desperdício relacionadas aos recursos hídricos e também existe a questão da poluição, que pode inutilizar as fontes de água doce.
02. Redução do consumo
Cada vez mais, as técnicas de persuasão dos comércios incentivam que os clientes façam compras impulsivas, o que causa impactos negativos aos recursos naturais desde a linha de produção. Portanto, fazer compras planejadas pode ajudar a diminuir esse processo e, assim, preservar os recursos naturais.
03. Redução do desperdício
Outro fator que colabora para prejudicar os recursos naturais é o desperdício. Portanto, descartar resíduos de maneira incorreta e excessiva gera problemas para o meio ambiente. Essas questões estão diretamente ligadas ao consumo, visto que ele é responsável por gerar cenários de desperdício e, consequentemente, mais lixo.
Portanto, a sua redução também seria um impacto positivo nessa questão.
04. Valorize práticas sustentáveis no âmbito empresarial
O consumo de energia por parte das empresas, especialmente quando se pensa o setor privado. Sendo assim, somente as indústrias utilizam 31,7% de toda a energia elétrica do Brasil, número que precisa ser reduzido.
Mas, ainda existem outras formas para que as empresas contribuam com os recursos naturais. Entre elas, é possível destacar a redução do uso de papel e a adoção de práticas de reciclagem.
Comunidades sustentáveis – os pilares para o desenvolvimento
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]