Estudos científicos apontam que o aprendizado de um instrumento musical é capaz de proporcionar um aumento do QI, na medida em que promove o desenvolvimento de habilidades de raciocínio cognitivo. Outras pesquisas mostram ainda que o QI também é afetado positivamente pelo simples hábito de ouvir música, pois esse simples ato é capaz de produzir efeitos nas funções cognitivas do cérebro.
Veja como a música pode ser utilizada para aumentar o seu QI.
O que é o QI?
O Quociente de Inteligência é uma medida que demonstra a capacidade intelectual de uma pessoa, utilizando-se de alguns critérios e comparando a idade mental com a cronológica.
- A média do QI é entre 90 e 110.
- Entre 110 e 120 a pessoa possui uma inteligência superior;
- Entre 120 e 140, a inteligência é muito superior;
- Acima de 140, significa que a pessoa é um gênio.
- Abaixo de 90, a pessoa já demonstra dificuldades de aprendizagem, e abaixo de 70, define-se debilidade mental.
Música aumenta o QI?
É comprovado que a música é uma grande amiga para quem deseja estudar. Não só é possível estudar ouvindo música, como deve-se.
Quando estamos estudando, o lado esquerdo do cérebro está em atividade enquanto que o lado direito está “à toa”, é por isso que nos distraímos facilmente com qualquer coisa como uma borboleta voando, por exemplo.
Quando ouço música, o lado direito do cérebro entra em atividade, assim, estudar ouvindo música faz todo o cérebro ficar ativo.
Mas é importante não ouvir música em um idioma que você conheça, porque se não, a letra “invadirá” o lado esquerdo do cérebro que deveria estar focado com os estudos.
Recomenda-se escutar música clássica quando precisar estar focado. A música clássica ativa circuitos neurais ligados à atenção, é por isso que muitas pessoas apresentam uma melhora cognitiva significativa.
Outro ponto positivo da música clássica, é que ela causa um efeito calmante no cérebro e libera dopamina. A dopamina é um hormônio que faz parte do grupo de Hormônios da Felicidade, e ela é responsável pelo prazer, auxiliando na diminuição do hormônio do estresse (cortisol).
Vale lembrar que a música em si não torna uma pessoa mais inteligente, pois, assim bastaria ouvir música sem precisar fazer mais nada, no entanto, ela oferece ao cérebro a capacidade para absorver mais conhecimento, aperfeiçoando funções fundamentais para o aprendizado como ter foco, concentração, boa memória e saber executar atividades.
É isso que faz com que haja um aumento no QI.
Aprender um instrumento aumenta o QI?
Um estudo promovido durante a pandemia pelo DIYS.com, com mais de 4 mil voluntários, provou que aprender um instrumento musical aumenta em 10% o QI de uma pessoa. Isso acontece porque você utiliza mais de uma parte do cérebro ao mesmo tempo.
Ao aprender um instrumento, você aumenta a capacidade de memorização, concentração, disciplina, organização, gestão de tempo, coordenação motora, habilidade de leitura e compreensão e até habilidades matemáticas. Além de tudo, aprender um novo instrumento alivia o estresse, auxilia no desenvolvimento de habilidades sociais (escuta e fala) e traz a sensação de auto realização e sucesso.
Agora que já sabe, permita que a música te auxilie no seu processo de desenvolvimento.
Se você gostou deste post:
- SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
-
CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
-
ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
-
COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr
Criado por: Agência de Tráfego Pago RedaWeb