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Protagonismo Infantil

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Protagonismo infantil: o que significa esse conceito?

Em uma relação adulto-criança o ideal é que as crianças sejam ouvidas e entendidas como seres capazes e com identidade própria. Embora o adulto seja sempre uma autoridade, ele deve dar espaço para que a criança aprenda e entenda o mundo de forma individual. Este é o significado do chamado protagonismo infantil.

Tal conceito é colocado em prática quando a criança é reconhecida como possuidora de direitos, construtora de sua própria história, tendo capacidade de aprender, construir conhecimento e de produzir cultura.

A construção do conhecimento infantil ocorre de modo distinto da forma do adulto. Para que a cultura da criança seja reconhecida é necessário que os adultos interpretem as linguagens, os conhecimentos e expressão das crianças e ofereçam a elas espaço e tempo para que possam brincar, aprender e tirar suas próprias conclusões sobre o mundo.

O protagonismo infantil não acontece apenas quando a criança tem o papel principal na relação, mas também quando tem o papel secundário. Isso significa que devem ser criados meios para que a criança assuma esse papel dentro da relação. A relação deve ter uma sintonia que proporcione à criança, meios de construir sua identidade.

Além disso, dentro desse contexto, a criança também deve assumir responsabilidades e se relacionar com os ambientes e pessoas ao seu redor.

Tanto na sala de aula, quanto no ambiente familiar, os adultos devem ser mediadores das crianças, oferecendo a oportunidade para que elas aprendam a se relacionar com o mundo e compreendam seu espaço dentro dele.

É importante ressaltar que uma criança protagonista não deve tomar decisões e ter acesso a informações que não estão de acordo com sua idade.

Benefícios do protagonismo infantil

O processo de protagonismo infantil beneficia não só o desenvolvimento das crianças, mas também as escolas, atividades extracurriculares, famílias, mídia e a sociedade como um todo.

Com esse conceito aplicado é possível oferecer maior senso de responsabilidade para as crianças, desenvolver a empatia, autoestima e habilidades sociais para formar adultos mais ativos na sociedade.

Como contribuir para o protagonismo infantil?

No ambiente de ensino, os professores podem oferecer jogos educativos para que as crianças tenham uma atuação individual ou em grupo, solucionem a proposta do jogo e aprendam a respeitar regras.

Debates também podem ser promovidos para que a criança aprenda a expressar sua opinião, concordar, discordar, refletir e respeitar diferentes pontos de vista.

Outra forma de incentivar o protagonismo infantil é ler para uma criança. Com essa atividade, ela pode ouvir, interpretar e imaginar do seu modo.

As relações saudáveis dentro do ambiente escolar, na família e em qualquer outro local que a criança frequente devem ser sempre estimulados para construir a autonomia.

A criança deve ser ensinada a conhecer suas necessidades e a conviver com as diferenças. Por isso, é importante fazer com que a criança aprenda a questionar, pensar nas próprias necessidades e nas necessidades de outras pessoas.

Em qualquer ambiente, a criança deve ser escutada para incentivar a comunicação e a expressão. Além disso, a curiosidade deve ser sempre estimulada, para que o aprendizado seja sempre uma constante.

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