A personalidade de todo indivíduo começa a se formar ainda na primeira infância, no entanto, continua sendo moldada ao longo de toda a vida. A adolescência e a juventude são época essenciais e importantes que merecem uma atenção especial, pois é quando as primeiras decisões, que os acompanharão por muito tempo, serão tomadas.
A educação é algo que compete não só à escola, mas também à família e à sociedade como um todo, afinal, toda e qualquer experiência que jovem vivencia, servirá como base a definição do seu caráter.
Os projetos sociais são uma maneira de introduzir esse indivíduo à sociedade de uma maneira alternativa, e é de grande valor nessa fase em que os hormônios estão a flor da pele e eles anseiam por liberdade.
Dessa maneira, elaboramos um pequeno artigo para esclarecer como tais projetos impactam na educação dos jovens, e como a família é peça fundamental nesse jogo. Confira!
O jovem é acolhido
Infelizmente, o que vemos se repetindo em muitas áreas carentes é o abandono do jovem. Abandono de sua vida escolar e social, muitas vezes sendo deixadas de lado. Os projetos sociais buscam justamente reverter essa situação. Eles são espaços em que qualquer indivíduo é acolhido e encorajado a explorar o seu melhor.
Com atividades sendo desenvolvidas em grupo, ele passa a reconhecer o seu valor e daqueles ao seu redor. Essa prática favorece o desenvolvimento social, assim como a empatia, responsabilidade em relação ao outro e respeito a todas as pessoas.
Múltiplas habilidades contempladas
Em tais ações que visam levar o jovem a um ambiente seguro, em que ele é o protagonista da própria história, diversas habilidades são desenvolvidas, sempre buscando potencializar os seus talentos, aprender com os erros do coletivo, e superar obstáculos autoimpostos – aqueles que nós mesmos nos colocamos sem perceber.
Dentre as competências contempladas em projetos artísticos voltados ao jovem estão:
- Coordenação motora. A aprendizagem de instrumentos musicais auxilia na melhora da coordenação motora do adolescente, habilitando-o a realizar diversas atividades;
- Criatividade. Ouvir e aprender a reagir a estímulos facilita a identificação de novos caminhos a serem seguidos, assim, trilhará os seus ao buscar resolver problemas fora dos métodos tradicionais;
- Inteligência emocional. Relacionar-se com as pessoas em um ambiente como esse, é um método de aprender a reconhecer as próprias emoções e dos outros, e utilizá-las de uma maneira que beneficie a todos.
O desenvolvimento de um indivíduo é extremamente complexo, e é necessária uma atenção especial após a infância, pois, infelizmente, é uma época em que diversos adolescentes tomam decisões equivocadas que deixarão marcas para a vida toda.
Estimular a conviver em sociedade e se relacionar com as pessoas em diversas situações é uma das principais abordagens de todos os projetos sociais, uma vez que essa habilidade é essencial para toda a vida.
Com o adolescente inserido nesse contexto, a família nota uma melhora significativa na forma como o jovem irá se relacionar com ela, e é uma chance de dar uma guinada na sua carreira estudantil, uma vez que ele se sentirá mais motivado em sala de aula, melhorando seu rendimento.
Nós, da Sociedade Artística Brasileira, estamos de braços abertos para recebê-lo. Acesse a nossa página e conheça um pouco mais sobre os projetos que realizamos.
Se você gostou deste post:
- SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
-
CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
-
ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
-
COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr
Como os projetos sociais ajudam na inclusão dos jovens no mercado de trabalho?
Conteúdo por: Agência de Marketing RedaWeb