Minas Gerais é um estado do Brasil bastante rico em cultura e há diversos patrimônios imateriais espalhados por toda essa região que possuem tanta história quanto os prédios e monumentos históricos.
Os bens imateriais são as diversas manifestações de arte, de saberes, de celebrações e de ofícios e também se categorizam como patrimônio.
Quer entender melhor sobre esse assunto? Acompanhe esse texto atentamente.
Boa leitura!
#1: O Toque dos Sinos
O Toque dos Sinos de Minas Gerais, inscrito no Livro de Formas de Expressão no ano de 2009, tem como referência os seguintes municípios:
• Tiradentes;
• Mariana;
• São João Del Rei;
• Serro;
• Ouro preto;
• Congonhas do Campo;
• Sabará;
• Diamantina;
• Catas Altas.
O Toque dos Sinos é uma maneira de expressão cultural que não engloba apenas a igreja católica.
Ainda que as torres que abrigam esses sinos sejam dessas igrejas, o Toque é responsável por envolver toda a comunidade desses locais.
É interessante entender que os sinos vão tocar diferentes tipos de toques, como: badaladas, dobre, pancadas e repiques, os sons são utilizados para anunciar vários eventos:
1. Celebrações católicas;
2. Horários das missas;
3. Rituais religiosos;
4. Outras comunicações que sejam do interesse dos moradores.
As cidades que conservam essa tradição têm São João Del Rei como a maior referência.
#2: Maneira artesanal de fazer o queijo da região do Serro, das Serras da Canastra e do Salitre
A forma de preparar o queijo artesanal na região do Serro já era classificada como patrimônio imaterial pelo estado de Minas Gerais desde 2002 e agora está no registro nacional com as regiões da Serra da Canastra e do Salitre.
Saiba que a origem desse queijo se relaciona com a chegada dos colonizadores de Portugal à região, ao longo de todo esse tempo, passou a fazer parte da identificação cultural de Minas Gerais.
Esse patrimônio inclui tanto os instrumentos, como também as técnicas usadas, sem deixar de lado as relações comerciais e sociais envolvidas na produção de queijo artesanal.
#3: Folias de Reis
Em 2017, a Folias de Reis, também chamada de Folias de Minas, foi registrada como patrimônio cultural do estado.
As Folias de Reis são manifestações culturais e religiosas que une diversos grupos de devotos dos santos da liturgia católica para tocar e cantar.
Esses grupos são devotos de santos, como:
• São Sebastião;
• Nossa Senhora da Conceição;
• Reis Magos;
• São Benedito;
• Divino Espírito Santo;
• São Sebastião.
De forma geral, as características da Folias de Reis acabam variando de uma região para outra, depende também bastante de cada grupo, mas, é comum que esse evento envolve visitas em casas de devotos realizando apresentações com o objetivo de compartilhar bênçãos e conseguir donativos para diferentes fins.
#4: Comunidade dos Arturos
A Comunidade dos Arturos é pioneira em fazer parte dos patrimônios imateriais do estado de Minas Gerais e possui a responsabilidade de manutenção de vários bens culturais.
A Festa da Abolição, o Congado, a cozinha tradicional, o conhecimento sobre plantas, a Festa do João do Mato são alguns bens culturais.
Sendo assim, a comunidade acaba reunindo várias características que acabam fazendo parte das várias expressões culturais.
#5: Saberes, Linguagens e Expressões Musicais da Viola
A viola caipira é um instrumento que marca presença em muitas expressões musicais e culturais de Minas Gerais, como as Danças de São Gonçalo, Congados, Folias, Sussas, Batuques e Lundus.
No estado, é possível buscar por muitos fazedores que conhecem muito bem todas as técnicas e saberes sobre a produção das violas, responsáveis por produzir muitas afinações, ritmos, gêneros musicais, formas de tocas e tudo isso faz parte da composição da paisagem musical de Minas.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim