[vc_row][vc_column][vc_column_text]Sejam monumentos, praças, igrejas, casarões, mobiliários, peças de arte, etc. se fazem parte do patrimônio material do Brasil, precisam ser preservados e cuidados para que as próximas gerações também possam usufruir e entender o significado que tiveram para cada época. No entanto, preservar o patrimônio material possui desafios que precisam ser enfrentados. Neste artigo, discutiremos justamente sobre essas dificuldades.
Qual a importância de preservar o patrimônio material?
Antes de responder a essa pergunta, vamos primeiramente, e de forma rápida, entender o que é o patrimônio material.
Esse termo é utilizado para se referir ao conjunto de bens tangíveis, ou seja, materiais, que se revestem de importância histórica e cultural para o povo brasileiro em toda sua diversidade. Assim, são classificados como patrimônio material bens de alguns grupos distintos. São eles:
– Arqueológico
– Paisagístico e etnográfico
– Histórico
– Belas artes e artes aplicadas.
Dentro desses grupos encontram-se por exemplo:
– Solar e Capela do Engenho do Colégio, em Campos dos Goytacazes-RJ
– Solar dos Airizes, em Campos dos Goytacazes-RJ
– Conjunto Moderno de Belo Horizonte
– A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Ouro Preto
– As pinturas rupestres, em Santana do Riacho e em Matozinho, MG
Dessa maneira, o patrimônio material é parte importante da memória dos diversos grupos sociais e étnicos que compõem o povo brasileiro. Além disso, também participam da base da formação e da compreensão de nossa identidade, ou melhor dizendo, das nossas múltiplas identidades.
Com isso, ao se preservar esses patrimônios preserva-se também a história, a cultura e o modo de ser do brasileiro.
Os desafios para a preservação do patrimônio material
Em entrevista para o portal Nexos, o ex-presidente do Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Antônio Augusto Arantes, aponta o desinteresse político como uma das principais dificuldades enfrentadas para a preservação do patrimônio cultural, dentre eles os bens materiais.
Segundo Antônio Augusto, existem muitos casos de bens como praças, igrejas e outros locais que por falta de atenção do poder público acabam sendo depredados e vandalizados. São bens que uma vez perdidos não podem ser recuperados, pois se revestem de uma história e construção única.
Além das questões que envolvem a falta de interesse público, que acaba por sucatear a pequena estrutura estatal de preservação, muitos desses patrimônios também sofrem com a especulação e a expansão imobiliária.
Há alguns anos na cidade do Rio de Janeiro, houve uma luta ímpar pela preservação. Um grupo de indígenas e descendentes ocupavam o local no qual ficava uma antiga aldeia guarani. No entanto, sob forte ação policial foram retirados do local que deveria dar espaço a um estacionamento que serviria ao estádio do Maracanã.
Infelizmente, casos assim, se repetem em grande volume por todo o país, porém não são os únicos desafios para a preservação do patrimônio material. Outro empecilho que se coloca para esse objetivo é a falta de verbas e pessoal qualificado para o levantamento e análise do patrimônio existente no brasil e ainda não catalogado.
A diversidade étnica que formou a nação brasileira juntamente aos milhares de anos de ocupação das américas propicia uma grande, quase imensurável, riqueza de patrimônio material que vão desde artefatos da idade da pedra, até objetos e construções da era moderna.
Porém, grande parte desse acervo ainda não foi catalogada e muito se perde por desconhecimento.
Assim, podemos dizer que, apesar de outros, a ausência de trabalho especializado, o desinteresse do poder público e a força da expansão imobiliária são alguns dos graves desafios para a preservação do patrimônio material.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]