É comum escutar as palavras “patrimônio” e “arqueologia” em todos os tipos de mídias, embora nem sempre as pessoas saibam o real significado delas e a profundidade do trabalho realizado pelos profissionais ligados a esse ramo. No entanto, esse segmento é fundamental para que possamos conhecer a história dos nossos povos e a evolução da humanidade. Saiba, a seguir, o que é um patrimônio arqueológico.
Afinal, o que é considerado um patrimônio e o que é a arqueologia?
Para que possamos entender o que é um patrimônio arqueológico, é importante compreender, em primeiro lugar, o que é considerado como um patrimônio e, após, um pouco sobre a arqueologia. Em sua origem, a palavra “patrimônio” estava ligada à ideia de uma herança que é passada de geração em geração.
Com o tempo, esse conceito foi sendo ampliado, passando a abranger os valores, a história e a cultura de determinados povos, sempre mediados por um intuito de preservação. Foi daí que surgiram as concepções que ouvimos nas mídias: patrimônio cultural, patrimônio artístico, patrimônio arqueológico, etc.
A arqueologia, por sua vez, é uma ciência que estuda os vestígios materiais deixados por animais, plantas e povos que viveram a milhares de anos atrás. Esse estudo tem o objetivo de recuperar informações sobre a vida e os hábitos do passado, sempre com a finalidade de conhecer e preservar a história da humanidade.
O conceito que surgiu da junção das palavras: patrimônio arqueológico
Podem-se considerar como parte de um patrimônio arqueológico todos os vestígios materiais ou objetos que deem indícios do desenvolvimento da vida no planeta e cujo estudo permita elaborar, por um viés histórico, uma linha de progressão humanitária.
Esses estudos geralmente acontecem em áreas denominadas de “sítios arqueológicos”. Esses locais, uma vez registrados no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA), estão protegidos por lei. Ainda, cabe ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), através do Centro Nacional de Arqueologia (CNA), a gestão do patrimônio arqueológico, o desenvolvimento de ações de acautelamento e a implantação de ações sociais a respeito do patrimônio arqueológico, bem como o acompanhamento das pesquisas arqueológicas e as autorizações para acompanhamentos desses estudos.
Tipos de monumentos arqueológicos
Um patrimônio arqueológico é formado por locais específicos, de diversas naturezas, desde que tenham vestígios arqueológicos:
• Aldeamentos, sepulturas e outros locais onde se costuma ficar um longo tempo.
• Jazidas que eram usadas para diversas finalidades, como as estearias, os mounds (monumentos em forma de colina), os hipogeus (ambientes subterrâneos), os poços sepulcrais e aterrados que “guardam” vários mistérios.
• Locais de socialização ou armazenamento de objetos advindos de povos primitivos.
• Abrigos de rocha, grutas ou cavernas, locais nos quais se encontrem inscrições rupestres ou evidências que indiquem atividade humana, como o polimento de utensílios ou a presença de sulcos esculpidos.
• Sambaquis, que são pequenas elevações formadas por elementos de origem animal, esqueletos humanos, artefatos de múltiplos materiais, vestígios de fogo e outras evidências de atividades primitivas.
É a ação de empresas que estão voltadas para este ramo, como a SABRA, que permite um maior desenvolvimento cultural e histórico do nosso país, uma vez que se voltam para restauração, digitalização e disponibilização de bens e objetos em seus projetos institucionais.
O valor do patrimônio cultural para memória e identidade do povo
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim