Notas musicais: conheça suas características e representações!
Notas musicais são os elementos mínimos de um som formado por uma vibração única do ar. O ouvido capta essa vibração e processa um som ao cérebro, que por sua vez atribui a cada frequência uma nota diferente.
Neste artigo você entenderá de modo simples quais são as notas musicais, suas características sonoras e como são representadas. Confira:
Quais são as notas musicais?
Existem 7 notas musicais: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI. Essa classificação monossilábica das notas foi inventada pelo regente e monge italiano Guido D’Arezzo, baseado em seis frases do texto de um hino a São João Batista, onde cada frase era cantada um grau acima da escala.
Funcionam como um alfabeto musical, e cada nota agrega a própria frequência do seu som. Os arranjos das notas, juntas, formam uma composição musical que resulta na melodia.
Como as notas são escritas?
As notas musicais podem ser representadas em uma partitura, cifra ou tablatura. As partituras são compostas por cinco linhas (ou pautas e pentagramas), e nelas são escritas as notas para representar a melodia composta.
As cifras são um tipo de representação mais simplificada, onde cada nota refere-se a uma letra e a representa como o nome dos acordes:
C = DÓ
D = RÉ
E = MI
F = FÁ
G = SOL
A = LÁ
B = SI
As tablaturas, por sua vez, são um método usado para transcrever as notas do modo como são tocadas nos instrumentos de corda (como violão, baixo ou guitarra). Ela indica qual corda e qual casa deve ser tocada para emitir determinada nota.
Símbolos musicais
Além das notas, você também encontra símbolos musicais dentro das partituras. São elas as claves (de Sol, Fá, Dó e de percussão), marcas de interrupção, pausas, acidentes, compassos e as próprias notas. Cada símbolo representa uma parte que, no todo, resulta na música com notas, ritmo e tempo.
Características sonoras
Cada nota também possui características sonoras específicas. São elas:
– Intensidade
Trata-se do volume das ondas sonoras, relativo ao nível da pressão e da energia presente nas vibrações das ondas.
– Altura
De acordo com a altura é classificada a frequência das ondas sonoras, podendo ser grave ou aguda. Os graves possuem baixa frequência, enquanto os agudos possuem alta frequência.
– Timbre
Quando uma mesma nota é tocada em um violino e um piano, por exemplo, cada instrumento possui um timbre diferente. Esse timbre muda a percepção da nota, sendo possível identificar de qual instrumento ela está vindo.
– Duração
A duração pode ser classificada como o intervalo de tempo de uma nota musical ou o tempo de pausa entre duas notas.
– Escala
Por último, a escala é a frequência ordenada do som. Ou seja, é a sequência repetida das sete notas (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si) de modo ascendente ou descendente.
Quer saber mais sobre música ou até mesmo aprender a tocar algum instrumento? Então continue acompanhando as dicas do nosso blog e não perca a oportunidade de conhecer mais sobre esse maravilhoso e apaixonante mundo na SABRA!
Se você gostou deste post:
- SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
-
CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
-
ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
-
COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr
https://www.sabra.org.br/site/partitura-musical/