Desde que a pandemia mudou a rotina do país, em março de 2020, uma das classes mais afetadas foi a dos músicos.
Artistas e bandas costumam ir até o público para fazer suas apresentações em bares, casas noturnas, restaurantes e festivais de música. Ou seja, locais com aglomerações, o que foi proibido para evitar o contágio do coronavírus.
Após quase um ano de pandemia, os músicos encontraram na internet e nas redes sociais o apoio para passar esse período tão difícil. É sobre esse tema que vamos falar a seguir. Confira!
Músicos em tempos de pandemia e o papel da internet
No auge da quarentena, o Brasil viu o crescimento das lives nas redes sociais, como Instagram e Facebook. Foi a ferramenta encontrada por músicos e artistas em geral para continuarem levando alegria em um período tão complicado para todos.
Alguns músicos optaram para arrecadar doações para ajudarem famílias carentes, outros apenas fizerem uma apresentação gratuita com o intuito de se conectarem com os fãs.
Enfim, o que vimos foi o crescimento das lives em 70% durante a pandemia. Isso mostrou a importância da internet e das redes sociais para que músicos continuassem produzindo e compartilhando seus trabalhos.
O Instagram se destacou como a ferramenta mais utilizada para a transmissão das lives. A rede social é uma das plataformas de comunicação mais eficientes para quem precisa montar uma vitrine e se conectar com o público.
Estima-se que a média de acesso por dia no Instagram seja de aproximadamente 28 minutos. Ou seja, durante esse tempo, pessoas e possíveis fãs podem entrar em contato com a uma composição, ajudando assim a alavancar o trabalho de um músico.
Doações via QR Code
Aliado à internet e às redes sociais, outros recursos tecnológicos foram essenciais para os músicos durante a pandemia. Alguns artistas fizeram grandes eventos ao vivo e utilizaram a tecnologia do QR Code para receberem doações.
Por conta da proibição de shows e apresentações ao vivo em bares e restaurantes, a realização das lives foi uma alternativa para que os profissionais conseguissem se manter durante o isolamento social.
É importante ressaltar que a pandemia ainda não acabou e muitos músicos continuam sem poder tocar na noite, assim como os grandes eventos e concertos ainda estão sem prazo para retornar.
É aí que entra a internet como uma aliada na rotina dos músicos. Inclusive, alguns festivais foram criados para serem transmitidos de forma online. É o momento dos músicos fortalecerem a sua presença digital, através de um canal no YouTube e compartilhamento de conteúdo nas redes sociais.
Cada uma dessas ferramentas oferece formas de monetização, sendo excelentes ferramentas para músicos irem além e conseguirem faturar com atividades que não se restringem aos shows.
Dicas para músicos fortalecerem sua presença nas redes sociais
1 – É hora de perder a vergonha e mostrar a sua música na internet. Crie perfil no Instagram, canal no YouTube e compartilhe conteúdo e mostre um pouco da sua rotina de ensaios em casa;
2 – Faça boas imagens e vídeos falando sobre a sua relação com a música, inspirações e dê dicas para quem quer aprender a tocar algum instrumento;
3 – Interaja com as pessoas! Isso é muito importante, cada novo seguidor pode se tornar um grande fã do seu trabalho e a internet ajuda a estreitar as relações entre público e produtos de conteúdo;
Gostou do artigo? Aproveite para ler outros conteúdos em nosso blog!
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!