Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Música renascentista: o que é, onde surgiu e principais características

música-renacença-renascentista-renascen

Bem como vários outros âmbitos da história humana, a música passou por transformações ao longo do tempo. Por isso é interessante sabermos sobre a música renascentista, que imprime em si o que acontecia naquele contexto histórico e que moveu os artistas da época.

O contexto do Renascimento

Primeiro, saiba que o período da Renascença foi um resgate aos valores gregos e romanos, ou seja, valorização à ciência e cultura. Um contexto de muitos avanços nos conhecimentos das áreas de astronomia e ciência, bem como as navegações exploratórias de figuras como Vasco da Gama, Colombo e Cabral.

Então, a característica que imprime o período é esse contraste de toda a inovação e o trabalho de muitos cientistas com o resgate de valores mais antigos. Especificamente o passado clássico grego-romano, no sentido de resgatar o interesse pelo saber em si.

O que é a música renascentista?

É importante sabermos o contexto da época para entendermos os movimentos das artes, como é o caso da música. Pensando nisso, tivemos um afastamento dos músicos em relação à música sacra, voltando seus conhecimentos para músicas chamadas profanas.

Dessa forma, o intuito não era mais compor para acompanhamento de vozes, como antes se praticava. A proposta passou a ser compor para instrumentos apenas. Ainda assim, temos muitas obras que foram dedicadas à Igreja e que carregam a característica da época, que é a polifonia.

A polifonia se trata de um conjunto de sons que juntos formam algo harmônico, com junção de instrumentos e preocupação com os timbres. Isso está presente tanto na música sacra quanto na música profana, aquela produzida fora da igreja.

As características marcantes das produções dessa época

Dentro da música sacra foram criadas obras para canto em corais, muitas peças para serem interpretadas à cappella. O fluxo contínuo era comum, junto às vozes mais entrelaçadas e muita imitação. Outras obras com instrumentos na composição, policorais e com um estilo antifônico (estéreo).

Na música profana temos uma variedade de canto, com muitas danças e peças apenas instrumentais. Em variados estilos, tinham a proposta de trazer emoções e vários estados de espírito.

Algo curioso é que os instrumentos do período eram feitos em casa, de maneira artesanal, o que ajudou a produzir algo único. Afinal, muitos ficavam de tamanho diferente, o que impacta no som. Portanto, quando reunidos, produziam algo particular.

Locais onde surgiram e algumas produções

As modalidades que chamaram a atenção dentro da música profana foram a Frótola e o Madrigal de origem italiana, Lied alemão, Canção francesa e Villancico espanhol. Esses são alguns exemplos de obras:

• Villancico espanhol Encina: Oy comamos y bebamos
• Frótola italiana Josquin des Prez: El grillo
• Canção francesa Jannequin: Le chant du rosignol
• Madrigal italiano Monteverdi: O primavera
• Lied alemão Isaac: Innsbruck, ich muss dich lassen

Agora você tem mais conhecimento sobre a música renascentista, esse período tão relevante da história. Assim como surgem descobertas que ficaram para a ciência e geraram mais avanço no futuro, a música também tem sua imensa contribuição, de artistas que influenciaram as produções que temos até hoje com novas técnicas.

Ajude os nossos projetos, entre no site e saiba mais sobre o nosso trabalho!

Músicas para homenagear as Mulheres


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Click to listen highlighted text!