[vc_row][vc_column][vc_column_text]É muito provável que, se perguntarmos a uma dezena de pessoas sobre o que é música pop, cada uma delas tenha uma resposta completamente diferente, na ponta da língua. E não é para menos, já que a definição desse gênero é bastante flexível, mudando constantemente e tornando-o, na maioria das vezes, conhecido como “o dono” das principais paradas musicais mundo afora.
Na música pop, um ano nunca será igual ao outro. Semelhante? Talvez. Mas nunca igual. Isso porque a evolução da música acompanha a mudança de gerações, entregando ao público exatamente o que ele quer ouvir. No entanto, mesmo com tantas diferenças, ainda existem certos padrões consistentes no que define o gênero, o que pode ajudar os mais perdidos em termos de sonoridade.
Independentemente das suas preferências ou do que toca nos seus fones de ouvido, que tal conhecer um pouco mais sobre a história do pop? Gostou da ideia? Então é só continuar com a gente até o final desse artigo.
Mas, afinal, qual é a origem do pop?
O termo “pop” significa “música popular” e nasceu em meados da década de 1920, nos Estados Unidos. Naquele tempo, bandas com uma sonoridade mais “cult” (subdivisão cultural que fica em um meio-termo entre o popular e o erudito) faziam enorme sucesso, mas não chegavam a toda a população. Logo, a fama da música pop se consolidou, graças ao forte apelo provocado pela simplicidade das melodias e das letras fáceis de decorar.
Aos poucos, outros estilos foram incorporando essa sonoridade diferente, como o country, blues, folk e até mesmo o jazz que, até então, eram vistos como gêneros voltados para as classes mais baixas ou para pessoas com menor acesso à cultura.
Mesmo ganhando força, foi apenas na década de 1960 que o pop conquistou seu lugar definitivo ao sol, tornando-se uma espécie de “contrapartida” britânica ao rock americano dos anos 1950. Com bandas como The Hollies, The Animals, The Seachers e Gerry.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]