Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Música – Patrimônio Cultural

musica-patrimonio-cultural

Quais as músicas que até hoje são consideradas patrimônio cultural?

Por conta da importância histórica para a formação da cultura, a música também é considerada um patrimônio cultural. É a manifestação de um povo, expressa de maneira única. Por ser muito difundida em todo o mundo, a música é uma das mais importantes formas de identidade de um povo e de um país.

Por que a música é considerada patrimônio cultural?

Para a Unesco, a música é considerada um patrimônio cultural imaterial da humanidade, uma vez que é uma expressão que grupos e indivíduos vão passando de geração em geração nas comunidades, assim como a dança, literatura e saberes de um povo.

Nesse contexto, tudo o que é de interesse cultural para um país e carece de ser preservado e perpetuado, é considerado um patrimônio cultural no ramo da música. Podem ser consideradas patrimônio cultural composições que:

• Marcaram época;
• Expressam os costumes de um país;
• Expressam história, hábitos e o passado de um povo;
• Lendas folclóricas de algum lugar.

Quando falamos de patrimônio, sempre nos remetemos a coisas antigas. No caso do patrimônio musical não é diferente.

Na maioria dos casos, composições mais antigas expressam a história de um povo, de um país, de uma ocasião específica e, por isso, precisam ser preservadas para a preservação da história.

Além disso, mais do que em qualquer outra expressão cultural, é na música que podemos vivenciar a presença das diversas etnias que formam o nosso Brasil. Considerar uma canção como patrimônio cultural significa um reconhecimento do seu valor histórico.

A música folclórica também faz parte da cultura e, portanto, também é considerada patrimônio cultural, como as cantigas de roda e de ninar. A música folclórica é reconhecida por quase todas as pessoas do nosso país, uma vez que faz parte de uma cultura de muitos anos e são típicas de determinadas regiões, passando também por muitas gerações.

Ritmos e músicas consideradas patrimônio cultural

A Unesco é a entidade que avalia e seleciona os ritmos e composições considerados patrimônio cultural.

Em nosso país, podemos citar:

• Frevo: expressão artística do carnaval de Recife, que é uma forma musical, coreográfica e poética enraizada em Pernambuco;
• Samba de Roda Baiano: é considerado pela Unesco como patrimônio cultural do nosso país, uma vez que é centenário e passado de pai para filho, contando histórias e culturas do nosso povo.
• Samba Paulistano;
• Modinhas;
• Cantigas do século XVII, XVII;
• Música barroca.

Esses são exemplos de músicas consideradas patrimônio cultural.

Em 2017, as canções de Adoniram Barbosa, como “Trem das Onze”, “Iracema” e “Saudosa Maloca” passaram a ser consideradas patrimônio cultural imaterial da cidade de São Paulo, assim como toda a obra do sambista Adoniran Barbosa.

Em outros países, gêneros musicais bastante conhecidos também são patrimônios culturais, como é o caso do Fado Português.

Recentemente, o Reggae jamaicano entrou na lista de Patrimônio Imaterial da Unesco. A música, que alcançou proeminência na década de 1960, junta diversas influências musicais como: antigos ritmos jamaicanos, músicas caribenhas, latinas, africanas e norte-americanas. Bob Marley foi um dos maiores ícones desse gênero, levando-o para todo o mundo.


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado.

Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas.

Sem custos para você e não interfere em outras deduções.

Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo”

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento.

5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA.

6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Click to listen highlighted text!