Música folk: 5 coisas sobre esse estilo que você precisa conhecer
A música folk é uma marca da cultura de diversos países diferentes, e possui uma antiga e rica tradição. Esse estilo musical é tão diverso que é provável que diferentes pessoas tenham diferentes conceitos sobre o que significa “música folk”. Conheça a rica história do folk, suas origens e suas vertentes atuais, e explore esse ritmo tão fascinante:
As origens do folk
O termo “folk” vem de “folk lore”, significando “folclore”, ou “conhecimento do povo” em inglês. A música folk se origina com as canções populares dos camponeses, passadas de geração em geração através da tradição oral. Cada país possui suas canções populares, que refletem sua cultura.
O estilo do folk
Por se tratar de um tipo de música muito antigo e de origem majoritariamente camponesa, o estilo do folk é marcado por instrumentos acústicos antigos, como o alaúde, a flauta, o bandolim e diversos outros instrumentos de corda e de sopro.
Tradicionalmente, as músicas folk antigas falavam daquilo que dizia respeito ao povo: o trabalho no campo, suas crenças populares, seus anseios e temores, a pobreza e as dificuldades, e o amor conforme os costumes sociais da época. As músicas folk frequentemente tinham um caráter narrativo, contavam uma história.
A história da música folk
Antigamente, antes do surgimento das indústrias e das grandes cidades, a música era uma atividade comunal. Isso significava que as pessoas de uma vila, as famílias, os vizinhos e amigos se juntavam em uma roda para tocar, cantar e dançar. Essa era uma forma de lazer e descanso para os camponeses, e muitas músicas folk surgiram dessa forma.
Além disso, existiam os bardos e trovadores, que viajavam entre as vilas cantando canções em troca de dinheiro. Isso fez com que as músicas folk tradicionais se espalhassem entre vilas e regiões diferentes, dando origem a uma tradição bastante diversificada.
O ressurgimento do folk e o folk contemporâneo
Por ser um estilo musical originário do campo e das classes mais baixas, o folk foi, com o tempo, deixado de lado pelas elites europeias, que passaram a preferir a música das orquestras dos grandes teatros e casas de ópera. Com isso, muitas canções populares acabaram se perdendo.
Em meados do século XX, ocorreu o chamado “folk revival” (“ressurgimento do folk”), que deu origem ao folk contemporâneo: diversos artistas dessa época voltaram-se para as canções tradicionais para buscar inspiração, e misturaram os sons acústicos, o estilo e as temáticas do folk com novos gêneros musicais, como o rock, o indie e o metal sinfônico, por exemplo. Um dos artistas mais conhecidos a fazer isso foi Bob Dylan.
Impacto cultural
O folk teve um grande impacto cultural, pois reflete e resgata a cultura antiga de diversos países, e as tradições e saberes populares de diversos povos. Além disso, o folk revival foi, em muitos países, um marco importante da história, trazendo músicas de protesto que tratavam de eventos políticos da época, dos males da guerra e da necessidade de mudança.
O folk é um estilo muito rico e diverso, que continua evoluindo, refletindo e influenciando a história. Sem dúvidas, é um estilo que vale a pena conhecer e apreciar.
Gostou desse artigo? Leia mais sobre música e cultura em nosso site, e conheça nossos projetos.
FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.
Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado. Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas. Sem custos para você e não interfere em outras deduções. Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.
Veja como é fácil: são poucos passos!
1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo” 2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14); 3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação); 4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento. 5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA. 6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!