Aprender uma língua nova em um mundo globalizado como o nosso é cada vez mais comum. Um dos métodos de ensino mais importantes hoje em dia é o uso da música.
Além do aprendizado em relação à fonética (som) das palavras, a manifestação cultural auxilia os alunos a aprenderem de maneira divertida e integrada.
Também é muito normal um adolescente brasileiro gostar de músicas norte-americanas, mexicanas e até sul-coreanas. Então, já que se escutam bastante essas músicas e todos querem aprender uma língua, por que não juntar os dois?
Música no ensino de línguas estrangeiras
Os benefícios de se aprender uma língua estrangeira com o auxílio das músicas são diversos e estão bem documentados. Alunos submetidos a estas práticas conseguem melhores resultados em compreensão oral, compreensão leitora, prática escrita e prática oral.
Eles melhoram a compreensão oral porque os exercícios estimulam o entendimento do que está sendo dito nas canções. A compreensão leitora cresce por causa do acompanhamento e da comparação do que é cantado com a letra.
A prática escrita melhora porque os professores podem pedir que a música seja ouvida e depois escrita pelos alunos. Já a prática oral melhora porque ouvir alguém falando é a melhor forma de entender a pronúncia das palavras.
Música no ensino do espanhol
No caso da língua espanhola, todos os benefícios citados acima são observados. Por ser também, como o português, uma língua originada do latim, o espanhol é, às vezes, tido como “fácil” por pessoas não falantes do idioma.
Ao estudar a língua estrangeira com o auxílio de músicas, o aluno percebe o quanto o idioma é rico e variado. São mais de 20 países que adotam a língua. Por causa disso existe uma complexidade de sotaques.
Através da música é possível perceber a diferença do espanhol falado pela Shakira (colombiana), Ricky Martin (porto-riquenho) e Alejandro Sanz (espanhol), por exemplo.
Ouvir músicas em um ambiente didático também ajuda no aumento do vocabulário e a ter acesso a essas diferentes culturas.
Tipos de atividades
São várias as atividades com músicas que podem ser desenvolvidas para ensinar uma nova língua. Costumeiramente, em turmas que estão começando, são utilizadas canções de iniciação. A música infantil “Los saludos”, de El Taller Musical, ensina sobre cumprimentos básicos no espanhol, por exemplo.
Além disso, outra atividade bastante usual é pedir aos alunos para completarem as lacunas de uma letra. São fornecidos a eles os papéis com vários trechos em branco de uma música. Ao tocá-la na aula, mais de uma vez se necessário, esses espaços vão sendo preenchidos com as palavras faltantes.
Com turmas mais avançadas é possível pedir que se escreva a letra inteira de uma canção para avaliar a compreensão oral. O som vai tocando enquanto a letra é escrita verso por verso.
É importante lembrar também que é bom fazer os alunos cantarem em voz alta todas as músicas. Isso faz com que o senso de recreação seja multiplicado e que se crie uma afetividade pelos colegas. Ou seja, não existe malefício em se aprender cantando.
Se você gostou deste post:
- SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
-
CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
-
ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
-
COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr