[vc_row][vc_column][vc_column_text]Mesmo para quem tem vocação, a música clássica é exigente. De amadores a profissionais, quem deseja tocar as obras ou peças mais complicadas precisa de horas e horas de prática. E, para quem está começando, o importante é saber que não importa quão bom você seja, sempre haverá um novo desafio esperando.
E bem adiante nesse desafio estão aquelas peças que são universalmente reconhecidas como as mais desafiadoras do repertório clássico. Isso pode mudar com o tempo, ou com as habilidades de quem opina, obviamente, mas impossível não reconhecer a dificuldade delas.
Sendo você um estudante de música clássica ou não, certamente entende que algumas peças são mais difíceis de tocar do que outras. E algumas das mais desafiadoras fazem suar até mesmo os músicos mais experientes.
Separamos aqui três das músicas apontadas pela Classic FM, uma das três estações de rádio nacionais independentes do Reino Unido, e por outras fontes, como algumas das mais difíceis de executar de todos os tempos.
1. Kaikhosru Shapurji Sorabji – Opus clavicembalisticum
Se você achou esse nome impossível de pronunciar, nem imaginamos o que vai pensar sobre a execução dessa peça de piano.
Além da dificuldade técnica, você precisa de 4 a 5 horas para tocá-la inteira.
2. Alexander Scriabin – Mysterium
Não poderia faltar nessa lista essa peça que beira o impossível. Encomendada por 5.000 rublos pelo maestro russo Serge Koussevitzky, ela ficou inacabada quando Scriabin morreu em 1915.
Esse projeto, iniciado em 1903, englobava toda uma performance com cheiros, sensações, música e dança em uma apresentação de uma semana.
Ao morrer, Scriabin deixou 72 páginas de esboços para um trabalho preliminar que precederia a peça final do mundo. Este material foi compilado e aumentado por Alexander Nemtin, outro compositor russo, e foi apresentado como Mysterium Prefatory Action.
Nas palavras do próprio Scriabin:
“Não haverá um único espectador. Todos serão participantes. O trabalho requer pessoas especiais, artistas especiais e uma cultura completamente nova. O elenco de intérpretes inclui uma orquestra, um grande coro misto, um instrumento com efeitos visuais, bailarinos, uma procissão, incenso e articulação textural rítmica. A catedral em que se realizará não será de um único tipo de pedra, mas mudará continuamente com a atmosfera e o movimento do Mysterium. Isso será feito com o auxílio de névoas e luzes, que modificarão os contornos arquitetônicos.”
3. Giovanni Bottesini – Concerto para contrabaixo nº 2 em si menor
Havia uma razão para Bottesini ser conhecido como o Paganini do contrabaixo. Para pontos extras de dificuldade, tente ser fiel ao período e toque em três cordas.
Giovanni Bottesini (1821-1889) foi um compositor e maestro, além de brilhante contrabaixo. Ele já era multi-instrumentista aos 14 anos, quando seu pai foi procurar um lugar para ele no Conservatório de Milão. Restavam apenas duas posições: fagote e contrabaixo.
Com apenas algumas semanas de sobra, Bottesini aprendeu o suficiente, realizou uma audição bem-sucedida no contrabaixo e se formou quatro anos depois com um prêmio por tocar como solista. Com seus prêmios, comprou um bom instrumento e embarcou em uma carreira onde se intitulava como “o Paganini do Contrabaixo”.
Por causa das convenções de afinação da época, seu Concerto No. 2 às vezes é chamado de Lá menor em vez de Si menor.
Mesmo para quem ainda não está no nível de nenhuma dessas peças, não deixa de ser maravilhoso poder ouvi-las, não é mesmo? Então nos acompanhe para saber mais curiosidades.
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