A música clássica possui um papel único e essencial no repertório de qualquer um que se apresente como instrumentista, assim como na vida da maioria das pessoas apaixonadas por canções das mais diversas. O motivo? Elas influenciaram praticamente todos os gêneros.
Agora, seja você um grande conhecedor das composições orquestradas ou não, existem músicas que ultrapassam as fronteiras, alcançando até mesmo quem nunca ouvir falar em Mozart ou Verdi, por exemplo.
Então, que tal conferirmos hoje uma lista com algumas das músicas clássicas mais famosas de todos os tempos? Infelizmente, tal lista é extensa e deixará de fora grandes obras, mas uma boa parte delas ainda estará presente. Vamos conhecê-las?
Composições ovacionadas pelo grande público
Abaixo, selecionamos algumas das músicas clássicas mais famosas da história, para você reviver ou simplesmente conhecer. Vamos conferir um pouco mais sobre cada uma delas?
- Tocada e Fuga em Ré Menor BWV.565 – JS Bach
A peça em questão é composta para órgão, um instrumento que traz consigo uma aura única, com tons de mistério e seriedade. Além de extremamente popular, esta música demonstra a surpreendente fluência e criatividade de Bach, um dos maiores compositores de todos os tempos.
A Toccada, como diz o título original, impressiona logo de início, graças ao seu movimento rápido e certeiro, que causa até mesmo um certo “medo” nos ouvintes, algo poucas vezes utilizado nas demais músicas clássicas.
- O Lago dos Cisnes – Piotr Tchaikovsky
Essa é, muito provavelmente, uma das músicas clássicas mais famosas de todos os tempos, se não “a” mais famosa. Contando a história de uma princesa que passa os dias como cisne, vivendo em um lago coberto por lágrimas, e as noites como humana, a peça em questão já foi utilizada em filmes, no teatro e até mesmo em desenhos animados.
Você também deve se lembrar da composição ao abrir a maioria das caixinhas de música encontradas no mercado. Um verdadeiro (e literal) clássico!
- Clair de Lune – Claude Debussy
Ou em bom português, Luz da Lua. O nome dessa peça tão aclamada se dá graças a um poema do escritor francês Paul Verlaine onde, em sua última linha, lê-se:
“Tocando alaúde e dançando, e quase triste sob seus disfarces caprichosos”.
A composição de Debussy apresenta uma combinação de alegria e tristeza, unindo tons silenciosos no início e majestoso no final.
- As Quatro Estações – Antonio Vivaldi
Sem dúvidas uma das canções mais reproduzidas de todos os tempos. As Quatro Estações fizeram e ainda fazem parte da história do cinema e da televisão, estando presente em comerciais, filmes e até mesmo em desenhos, como Os Simpsons.
Vale lembrar que não se trata apenas de um concerto, mas de quatro: o Verão, a Primavera, o Outono e o Inverno, cada um oposto ao outro.
- Sinfonia nº 5 – Ludwig van Beethoven
Composta entre os anos de 1807 e 1808, essa é uma das sinfonias mais grandiosas já escritas. Por esse motivo, ela se popularizou, sendo cantarolada até mesmo por pessoas que nem sequer conhecem as músicas clássicas mais famosas.
Ousada e aventureira, essa sinfonia é capaz de entrar em nossa mente, inspirando e conquistando admiração por onde passa, mesmo após décadas de sua criação.
Se você gostou de conhecer tais músicas, aproveite e tire algum tempo do seu dia para ouvi-las ainda hoje. Você se surpreenderá, acredite!
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim