Na atualidade, tornou-se comum o uso da música na atividade física. Seja na academia ou naquela simples corridinha à beira-mar, o uso da música sempre se faz presente.
No entanto, você já se perguntou o porquê essa prática é tão recorrente? Nunca perguntou? Então, é que a música é capaz de influenciar no desempenho da atividade física. Não sabia disso? Pois continue a leitura e saiba da importância da música para a atividade física.
O que diz a ciência sobre isso?
Sustentados em questionamentos como “qual é a relação da música no exercício físico?” e “a música é capaz de exercer influência no desempenho de quem pratica atividade física?”, dois pesquisadores da Universidade Estadual Paulista resolveram empreender um estudo visando responder essas hipóteses.
E, como era de se esperar, os resultados dessa pesquisa não foram outros, que não corroborar com a tese de que, de fato, a música exerce grande influência sobre o perfil psicofisiológico das pessoas enquanto elas praticam atividades físicas.
Isso pelas seguintes constatações:
A) O ritmo, a melodia, o timbre, as batidas da música são capazes de afetar todo o organismo humano, de forma psicofisiológica, e isso contribui para que o ser humano entre no ritmo da música e seja, de certo modo, “arrebatado”;
B) As músicas são como fontes de energias que estimulam o movimento interno e externo do corpo, ajudando-o em diversas atividades esportivas e físicas;
C) A música, em todas as sociedades ou temporalidades, sempre foi uma facilitadora da ação humana;
D) A música é capaz de amenizar a dor e o cansaço das atividades físicas, assim como prolongá-las, deslocando a atenção das pessoas para algo mais prazeroso.
A influência da música na atividade física em números
Buscando mensurar na prática se de fato a música exercia alguma influência na atividade física, Mônica Santos, professora da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), aplicou um teste com indivíduos que caminhavam na quadra poliesportiva da UESB, com uma dimensão de 40m por 20m.
O teste consistiu em avaliar o desempenho daqueles que escutavam música enquanto caminhavam e daqueles que não escutavam.
Valendo-se de dez amostras, a pesquisa concluiu que aqueles que ouviam música obtiveram um desempenho superior em relação aos que não ouviam. Os que escutavam música chegaram a caminhar em média 2.540 metros enquanto os que não escutavam apenas 2.446 metros.
O gosto musical é também fator de desempenho na atividade física
Além da variante mencionada anteriormente, a pesquisa também levou em consideração o gosto musical e como esse fator colabora para a performance da atividade física.
Com base no mesmo teste, a pesquisa concluiu que entre os gêneros musicais axé, dance e rock, este último se sobressaiu no que diz respeito ao desempenho dos indivíduos na atividade física. Os indivíduos que ouviram rock caminharam em média 2.540 metros, já os que ouviram axé e dance caminharam 2.500 e 2.352, respectivamente.
Certamente, quando a música deixa de ser um estímulo agradável, o desempenho na atividade física pode declinar. Entre os pesquisados, apenas 30% responderam gostar de axé e 10% de dance, já 50% responderam gostar de rock e 10% foram neutros quanto ao gosto musical.
Como vimos, a música é de fato uma ferramenta colaborativa, capaz de fazer as pessoas terem um excelente desempenho nas atividades físicas, contanto que as músicas estejam em harmonia com o gosto musical das pessoas. Por isso, quando for praticar atividades físicas, escolha a sua música preferida e aumente o seu prazer e desempenho.
Quer ler mais artigos como esse? É só acompanhar o nosso site e as nossas redes sociais para ter acesso a textos exclusivos.
Se você gostou deste post:
- SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
-
CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
-
ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
-
COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr
https://www.sabra.org.br/site/neurociencia-confirma-educacao-musical-melhora-notas-e-desempenho-escolar/