Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Coisas que você precisa saber sobre Wolfgang Amadeus Mozart

mozart-compositor-música-musico

Todo estudante de música conhece ao menos uma obra composta por Wolfgang Amadeus Mozart. Na verdade, suas composições são celebradas, estudadas e executadas desde que ele começou a concebê-las, aos seis anos de idade.

Esse é talvez o maior compositor da História: com mais de 600 obras, ele redefiniu a sinfonia e transformou a música de câmara, chegando a um nível de perfeição musical inigualável. Esse gênio se tornou ícone da cultura pop, influenciando maestros como Beethoven e Tchaikovsky.

A vida de Mozart está repleta de fatos surpreendentes, uma vez que ele viveu durante o período clássico (nasceu em 1756 em Salzburgo, onde hoje é a Áustria). Embora tenha vivido uma vida curta (35 anos), ele realmente deixou sua marca no mundo.

Continue lendo para ver coisas que você precisa saber sobre Wolfgang Amadeus Mozart.

1. Foi o pai de Mozart quem o trouxe para o cenário musical

Leopold Mozart, pai de Wolfgang, era compositor e professor de música na Catedral de Salzburgo. Tanto Wolfgang quanto sua irmã mais velha, Maria Anna, aprenderam a tocar cravo desde pequenos. Todos os dois tinham um imenso talento musical.

2. Mozart era baixinho

De acordo com diversos pesquisadores, Mozar era um homem baixo, com 1,63m. Mas ele não é o único compositor clássico de baixa estatura: Ludwig van Beethoven, por exemplo, tinha 1,62.

3. Ele detestava trabalhar em Salzburgo

Embora tenha nascido em Salzburgo, Mozart simplesmente detestava trabalhar lá. Ele era organista da corte e seu patrono, von Colloredo, queria que ele fizesse músicas apenas para a igreja local.

Mesmo descontente, foi nessa época que Mozart escreveu duas composições importantes: Sinfonia nº32 em Sol maior (K318) e Sinfonia nº33 em Si bemol maior (K319).

4. A mudança para Viena mudou sua vida

Mozart deixou Salzburgo e foi trabalhar como freelancer em Viena. Ele tinha apenas um aluno, no começo. Ainda assim, o compositor conquistou a sociedade vienense com o apelo popular de seus concertos e sinfonias para piano.

5. Ele foi muito influenciado por Bach

Obviamente, Mozart teve diversas influências musicais, começando por seu pai, Leopold, que foi quem o ensinou a tocar piano. Mas durante seu tempo de formação, Mozart viajou por toda a Europa e conheceu diversos compositores. O mais famoso foi Johann Christian Bach.

6. O compositor escreveu sua primeira ópera aos 11 anos de idade

Mozart publicou sua primeira peça musical – uma sonata para violino em cinco partes – quando tinha apenas 8 anos de idade.

Mas foi aos 11 que ele escreveu sua primeira ópera: Apollo et Hyacinthus. Seu talento natural foi confirmado em uma série de turnês que faria adiante.

Essa genialidade do jovem fez com que fosse admitido na prestigiosa Accademia Filarmonica de Bolonha, dirigindo as três primeiras apresentações de sua ópera Mitridate, rè di Ponto.

7. A última composição de Mozart ficou inacabada

A última composição de Mozart foi Requiem Mass in R Menor (K626), porém o compositor morreu antes de terminá-la. Foi seu aluno, Franz Xaver Süssmayr, quem completou o trabalho e entregou ao conde da Áustria Franz von Walsegg, que encomendou a peça para homenagear sua esposa falecida.

8. Mozart não foi envenenado por Salieri

Embora haja um boato de que Mozart tenha sido envenenado por Antonio Salieri, um influente compositor de ópera e músico excepcional que ensinou compositores importantes como Schubert, Beethoven e Liszt, provavelmente sua morte prematura tenha sido causada por uma infecção fatal por estreptococos.

Como podemos ver, há uma série de curiosidades interessantes sobre Mozart. Esse gênio musical continua a inspirar músicos e compositores do mundo todo. E então, qual sua obra favorita?

BEBÊS E MÚSICA


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Click to listen highlighted text!