[vc_row][vc_column][vc_column_text]Muitas vezes chamada apenas de mezzo, mezzo-soprano é um tipo de voz tipicamente feminina e de alcance médio, situada basicamente entre as vozes soprano e contralto. Esta é, muito provavelmente, a voz mais versátil existente.
Apesar de se encontrar no meio da escala entre as vozes de longo e curto alcance, os mezzos, muitas vezes, podem atingir os mesmos agudos feitos pelos sopranos. No entanto, dificilmente eles manterão tons tão altos por muito tempo.
Você quer descobrir mais características e curiosidades sobre essa voz tão única e incrível? Se a resposta for sim, fique conosco até o fim deste conteúdo.
O que significa ser mezzo-soprano?
Mezzo-soprano é a junção de duas palavras italianas que significam “meio soprano”. Tais palavras se referem a um tipo de voz feminina clássica, que possui um alcance vocal entre o soprano e o contralto, como vimos logo no começo deste artigo.
Entre as principais características desta voz está seu alcance, que se estende de “lá” (logo abaixo do “dó” médio) até o “lá” duas oitavas acima. Essa extensão vocal tipicamente feminina é dividida em três subcategorias, que serão descritas mais para frente.
Por ser a voz feminina média, a mezzo-soprano é considerada bastante comum, costumando ser encontrada, inclusive, entre cantoras fora do meio clássico. Mas, por qual razão ela é usada apenas para descrever quem trabalha neste meio?
Simples: porque a música clássica não se baseia apenas na extensão vocal ou em seu peso, mas também no timbre e na tessitura.
Quais os papéis dos mezzo-sopranos?
Nas óperas, os mezzo-sopranos costumam atuar em papéis tidos como secundários, embora existam exceções, como é o caso de personagens como Angelina, de Cinderela, Carmen, de Bizet e Rosina de Rossini, do Barbeiro de Sevilha.
Entretanto, é bastante comum que as cantoras com este tipo de voz acabem assumindo papéis masculinos nas apresentações, sempre coadjuvantes.
Já na música barroca e em suas óperas, os mezzo-sopranos podem ter papéis de destaque, como os designados para sopranos com tons um pouco mais leves. O motivo? Eles são capazes de fornecer uma qualidade mais dramática e completa a qualquer papel do tipo.
Quais são as três categorias de cantores mezzo-sopranos?
Chegou a hora de falarmos melhor sobre as três subcategorias das vozes dos mezzo-sopranos. Cada uma delas está descrita abaixo. Acompanhe:
-
- Coloratura: uma voz coloratura mezzo-soprano tem um tom mais baixo e quente, além de um tom mais alto e ágil. Tudo ao mesmo tempo. Cantoras que assumem papéis com essas características fazem saltos com tessituras superiores e com passagens rápidas altamente ornamentadas;
- Lírica: os mezzo-sopranos líricos possuem uma agilidade vocal menor se comparados com os de coloratura. No entanto, eles são perfeitos para a maioria dos papéis de jovens rapazes, onde as mulheres se vestem como homens. Seu principal destaque são a suavidade, sensibilidade e um timbre levemente “choroso”;
- Dramática: um mezzo-soprano dramático apresenta uma voz de média para forte, sendo também ampla e incrivelmente poderosa. Quem possui uma voz como essa ainda possui menos facilidade vocal do que as outras duas subcategorias.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]