Todo jovem sonha em conquistar uma boa vaga no mercado de trabalho, porém eles são os que mais têm dificuldades em encontrar vagas.
Quem mora em Minas Gerais, encontra um mercado de trabalho bastante exigente e a falta de experiência e qualificação dos jovens acaba dificultando ainda mais na hora de conseguir um emprego.
Para burlar esses desafios, é preciso buscar se capacitar e desenvolver habilidades que fujam do lugar comum.
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre os principais desafios dos jovens no mercado de trabalho de Minas Gerais. Confira tudo!
Os jovens são os que mais sofrem com a falta de oportunidades
De acordo com dados da Fundação Getulio Vargas, jovens de 15 a 29 perderam aproximadamente 14% da renda entre 2014 e 2019. Com a pandemia, o cenário se tornou ainda mais difícil e os jovens foram os mais atingidos pelo desemprego.
Muitos ficam até dois anos atrás de uma colocação no mercado com carteira assinada. O primeiro emprego é sempre o mais difícil para o jovem, uma vez que ele não tem as habilidades que costumam ser exigidas pelas empresas.
O caminho que esses jovens acabam encontrando é através do trabalho informal, que muitas vezes, além de precário, não oferece segurança e nem preza pela dignidade humana.
Principais dificuldades dos jovens no mercado de trabalho:
• Vagas escassas dentro do seu perfil e experiências
• Dificuldades de comunicar e detalhar pontos fortes e a melhorar
• Falta de experiência profissional
• Ansiedade e estresse pela demora nos feedbacks sobre as vagas
Como encarar esses desafios e conseguir uma colocação no mercado?
O primeiro ponto que os jovens precisam compreender é que a dificuldade de encontrar vagas nesta faixa etária é um problema social que ocorre no país inteiro.
Para apoiar os jovens de Minas Gerais e promover a integração dos mesmos no mercado de trabalho, algumas instituições se destacam oferecendo suporte e qualificação.
Nós, por exemplo, trabalhamos para proporcionar a inclusão e integração social dos usuários através da Arte e da Cultura, sempre Através de ações planejadas, contínuas, permanentes e gratuitas.
Portanto, é importante que os pais ofereçam apoio emocional e incentivem seus filhos a irem atrás dessas instituições que desenvolvem ações que visam apoiar crianças, adolescentes, jovens e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade.
É importante ressaltar que algumas empresas também contam com programas específicos para a contratação de jovens aprendizes.
Dicas práticas para melhorar suas chances de ser contratado
• Faça cursos gratuitos que fujam do lugar comum;
• Aprenda artes, música e se interesse por algum instrumento;
• Participe de oficinas, seminários e cursos online nas áreas em que gostaria de atuar;
• Aproveite as oficinas e cursos para ampliar sua rede de relacionamentos, conhecendo pessoas que possam ajudar na sua jornada;
• Participe de projetos e faça algum trabalho voluntário para ganhar experiência;
• Tenha um currículo criativo e focado em seus objetivos;
Não desista!
Tente controlar a ansiedade durante esse processo e saiba que você não está sozinho. Por meio da sua busca por conhecimento e dedicação, as oportunidades vão surgir e você terá suas primeiras experiências, vencendo assim, esse desafio que é entrar no mercado de trabalho.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim