Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Dicas de livros para quem ama música

música-brasileira-livro-editora-história

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A música está em todos os lugares e ambientes os quais frequentamos. Com variados estilos e ritmos, as músicas estão presentes na vida das pessoas e as tocam de maneira distinta, conforme a vivência e experiência musical de cada um. E nesse universo musical, mais do que apenas curtir e sentir as canções, compreender e adquirir mais conhecimentos enriquece ainda mais qualquer contato com as músicas.

E pensando em proporcionar momentos cada vez mais especiais ao som de qualquer que seja o tipo de música, nós listamos alguns dos principais livros que os amantes de músicas não podem deixar de ler.

Uma História da Música Popular Brasileira: das Origens à Modernidade, de Jairo Severiano

Nesta obra de 2013, publicada pela Editora 34, é possível conferir toda a história e o desenvolvimento da música popular do nosso país, bem como os diferentes gêneros e movimentos relacionados. O livro aborda mais de duzentos anos de história, desde o século XVIII até atualmente.

O Resto é Ruído: Escutando o Século XX, de Alex Ross

Este livro lançado em 2009 pela editora Companhia das Letras foi merecedor de diversos prêmios e reconhecimentos. Ao abordar o papel da música no século XX, a obra faz uma análise da música em todos os contextos possíveis, seja social, histórico, político entre outros.

Uma Árvore da Música Brasileira, de Elisa Mori e Guga Stroeter

Contendo mais de 20 artigos sobre músicas, este livro oferece aos leitores informações importantes sobre movimentos e gêneros musicais que foram significativos na história da música brasileira. Dentre eles, podemos citar o baião, o samba, tropicália, etc. Foi lançado em 2020 pela editora Sesc.

Chega de Saudade, de Ruy Castro

O ano de lançamento deste livro foi 2016 e a editora responsável foi a Companhia das Letras. A obra está contextualizada nos tempos da Bossa Nova do Rio de Janeiro, com a cultura e a vida boêmia. Por esta razão, o livro é repleto de narrativas com a presença de grandes nomes da música brasileira, tais como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Nara Leão, Elis Regina, entre muitos outros.

Alucinações Musicais, de Oliver Sacks

Publicado no ano de 2007 pela editora Companhia das Letras, a obra traz informações importantes sobre o funcionamento do cérebro em relação à influência que a música pode exercer sobre as pessoas, em especial nas questões relacionadas ao estado emocional.

Transformação social por meio da música

Foi possível perceber que o universo musical é infinito e que a música se relaciona com outros diferentes tipos de arte. E usufruindo de todos os benefícios que as músicas trazem para a nossa vida é que surgiu a Sociedade Artística Brasileira , que atua na luta pela retirada de crianças e adolescentes da vulnerabilidade.

Com muitos projetos que utilizam a arte como ferramenta de luta para a causa, a instituição mantém em funcionamentos corais, orquestras e outras atividades. A sociedade atende crianças, jovens e familiares carentes de Belo Horizonte e Betim. Quer conhecer nosso trabalho? Entre em contato e fale com a nossa equipe.

Cultura e vida social


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Click to listen highlighted text!