[vc_row][vc_column][vc_column_text]O contato com a literatura nacional deve iniciar na infância. Afinal, a formação dos indivíduos começa nessa fase, como leitor e curioso de um mundo vasto para se conhecer a partir de obras. Nesse sentido, cabe destacar que o benefício de ter acesso a livros desde cedo é o desenvolvimento de um pensamento crítico, amplo e criativo.
Tendo isso em mente, preparamos este conteúdo com o objetivo de apresentar os quatro melhores livros infanto juvenis de escritores brasileiros. Nada mais coerente, afinal, estamos no mês do escritor – o Dia Nacional do Escritor é comemorado no Brasil em 25 de julho. Confira!
1. Menina Bonita do Laço de Fita
O livro infanto juvenil Menina Bonita do Laço de Fita foi lançado em 1986 e conta a história de uma linda e deslumbrante menina negra, que passa a ser admirada por um coelho branco. Este, na narrativa, diante de tamanha admiração pela menina, deseja grandemente ter uma filha tão pretinha quanto ela, porém, para isso, ele precisa descobrir o segredo.
O livro Menina Bonita do Laço de Fita foi escrito por Ana Maria Machado, que, além de escritora, é também jornalista. A autora já produziu mais de 100 obras infanto-juvenis e recebeu diversos prêmios, entre eles o Jabuti.
2. A mentira cabeluda
A obra A mentira Cabeluda foi escrita por Pedro Bandeira e, assim como a autora anterior, também já recebeu diversos prêmios pelo seu talento incrível, inclusive o Jabuti.
Então, nesta obra, Pedro conta a história de uma criança que foi acusada de pegar a caneta de outra. Diante disso, uma outra criança se vê com a necessidade de esclarecer a situação. A narrativa é uma forma criativa de tratar sobre a mentira, seja aquela que é vista como ruim ou boa.
3. Betina
Outra obra que merece ser lida é Betina, que foi escrita por Nilma Lino Gomes, a qual é pedagoga e mestre em Educação pela UFMG, sendo também autora de diversos livros infanto-juvenis. De uma maneira geral, as obras de Nilma Lino abordam a importância da população negra para a construção da identidade cultural e social do Brasil.
Em Betina, a autora conta a história de uma menina que aprendeu a arte de fazer lindos penteados, habilidade que ela herdou de sua avó e esta, por sua vez, de seus descendentes. Diante disso, Betina se vê obrigada a compartilhar essa habilidade que ela possui, como uma maneira de eternizar essa tradição. Assim, passa a ensinar a arte de pentear aos seus familiares e amigos.
4. As caçadas de Pedrinho
Escrita por Monteiro Lobato, As caçadas de Pedrinho é uma versão personalizada do clássico Sítio do Picapau Amarelo. A obra permite que a criança faça parte de um universo marcado por muitas aventuras. Além disso, incentiva a criança a ler, mas de uma maneira divertida.
Agora que você conhece alguns dos melhores livros infanto juvenis de escritores brasileiros, organize-se para implementá-los na educação de seu filho. Dessa forma, você pode ajudá-lo a expandir o poder de sua imaginação.
Leia outros conteúdos como este acompanhando as publicações em nosso blog. Que tal?
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]