Conheça a origem dos principais instrumentos de corda
O som criado através da vibração de cordas presas é muito comum ao redor do mundo, há muitos milênios. Os instrumentos de corda foram praticamente os primeiros a serem produzidos e até hoje eles fazem parte de muitas melodias.
Os gregos e os romanos foram os povos pioneiros no uso das cordas, com o intuito de produzir som. Desde então, algumas técnicas foram desenvolvidas, como o dedilhado, a percussão e a fricção, para tal atividade. Saiba mais sobre a história que esses instrumentos carregam!
A origem do violão
O violão é um dos instrumentos musicais mais conhecidos e praticados e tem origem Moura (um povo nômade, que habitou o norte da África e a Península Ibérica).
Ele só recebe essa nomenclatura no Brasil. No resto do mundo, os países costumam chamar de guitarra acústica ou apenas guitarra clássica. Os brasileiros adotaram o nome diferente por considerá-lo uma versão maior de uma viola, até então (no século XIX), o instrumento mais comum, em terras verdes e amarelas.
A história do cavaquinho, primo do violão!
Conforme foi dito, o cavaquinho é “parente” do violão. A sua origem também começa com o povo Moura, do norte do continente africano e um pedaço do europeu.
Há ainda outra semelhança entre eles: apenas o Brasil atribuiu esse nome ao instrumento. Em terras lusas, por exemplo, o cavaquinho é chamado de cavaco ou de braga!
Embora seja menos utilizado, no Brasil, do que o violão, esse instrumento serve para solos, como também para acompanhamento.
Do acústico ao rock: qual é a origem das guitarras?
O instrumento vem de solo norte-americano e também pode ser chamado de guitarra elétrica, uma vez que o violão é conhecido como guitarra por lá. As afinações são parecidas com as do violão e a principal diferença entre eles é a quantidade de acessórios.
As guitarras podem ser acompanhadas de pedaleiras, cabos e pedais, enquanto o violão funciona sozinho. Conforme os instrumentos foram evoluindo tecnologicamente, mais apetrechos foram adicionados às guitarras, para melhorar e amplificar o som.
De onde vieram o Bandolim e o Mandolim?
O Bandolim e o mandolim são menos famosos, no Brasil, do que os instrumentos anteriores, mas ainda sim são muito relevantes. Os dois nasceram na Itália e o nome parecido é mera coincidência: a diferença de uso é grande (mas de afinação, não)!
O primeiro é mais visto em escalas musicais, melodias. Já o segundo combina mais como acompanhamento de música popular, por exemplo.
Chegou a hora de conhecer as origens do contrabaixo elétrico (ou baixolão)
Os norte-americanos são os criadores desse instrumento (inspirado no contrabaixo acústico ou rabecão). Ele foi desenvolvido para acompanhar a música popular, mas não é impossível solar, já que ele apresenta variados modelos.
A maioria deles tem quatro cordas e a versão mais parecida com o violão (o baixolão) possui seis!
Existem outros instrumentos de corda, como o ukelele, o banjo americano e também o brasileiro. A origem de cada um, bem como a sua contribuição musical para o mundo, é única!
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!