Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Músico e instrumentista?

instrumentista-musica-pessoa

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Qual é a diferença entre músico e instrumentista?

Se você é apaixonado ou apaixonada por música, é provável que já tenha se pego pensando “afinal, qual a real diferença entre um músico e um instrumentista”? Ok, talvez isso nunca tenha lhe ocorrido, mas apostamos que o título deste artigo lhe deixou curioso quanto ao assunto, certo?

No geral, é comum que as pessoas confundam estes dois termos, já que eles são vistos com frequência associados. Mas, você já parou para pensar na etimologia das palavras? Já notou como soam de maneiras diferentes e como, simplesmente, apresentam algumas pistas de seus significados?

Não? Então, reserve alguns minutos, sente-se confortavelmente, e venha descobrir conosco a diferença entre ser um músico e um instrumentista. Vamos começar?

Mas, afinal, o que é um músico?

De forma resumida, podemos dizer que um músico é alguém que possui verdadeira paixão pelos sons e que pode, ou não, tocar algum tipo de instrumento. No geral, essas pessoas possuem facilidade para identificar notas, acordes e até mesmo quando há alguma desafinação.

Logo, ser um músico significa que a pessoa é capaz de se expressar através da música, o que vai muito além de entender a dinâmica de um instrumento.

Também costumamos chamar de músicos aqueles que são capazes de escrever, compor, executar e interpretar uma obra. Ou seja, o indivíduo que faz o “trabalho completo”.

Em outras palavras, ser um músico é possuir a capacidade de expressar algo muito maior, é ter a habilidade de tocar muito mais do que um instrumento. É claro que isso não é algo simples, já que exige um senso apurado de diversas coisas, como por exemplo, de ritmo, de dinâmica, de improvisação.

Então, o que seria um instrumentista?

Agora, quando o assunto são os instrumentistas, conseguimos afirmar que os mesmos podem (ou não) ser músicos. Para que fique mais claro, pense em uma pessoa que toca como ninguém algum instrumento, como um violino, por exemplo.

Esse indivíduo pode conhecer todos os acordes, ler uma partitura com tamanha facilidade que chega a ser espantoso. Mas, você sente alguma emoção através de sua interpretação? Ou apenas o vê lendo e replicando cada nota no papel?

Um instrumentista pode ser especialista em manusear:

  • Piano;
  • Violão;
  • Violino;
  • Instrumentos de sopro, entre outros.

Se esse for o caso, dizemos que a pessoa é uma instrumentista. Agora, se há toda uma emoção envolvida, dizemos que a mesma é uma musicista. Ah, também vale lembrar que muitos instrumentistas estudam arduamente para seguir tal profissão, dedicando anos de suas vidas para entender por completo um ou mais instrumentos.

Ficou mais fácil de entender a diferença entre os dois termos depois desta breve explicação?

Claro, não há problema algum em tocar um instrumento de maneira exclusivamente profissional. No entanto, é importante compreender que há diferenças gritantes quando o assunto são os dois termos citados neste conteúdo.

Seja você um músico ou um instrumentista, é sempre preciso ter dedicação e entender que a música é para ser vivida, interpretada e, sobretudo, para ser sentida, assim como qualquer outro tipo de expressão artística.

Afinal, é preciso ter talento para aprender música?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Click to listen highlighted text!