Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A influência da cultura africana na música brasileira

música-instrumento-africana-cultura-ritmo-brasil-samba

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O período da escravidão, com a vinda dos negros escravizados da África para o Brasil, foi um período muito triste da história brasileira e que reverbera até hoje. Mas essa população, que foi retirada à força de suas origens, contribuiu muito para formação cultural do nosso país.

Com influência em diversos campos artísticos, com a música não seria diferente. Hoje vamos conhecer alguns dos ritmos que têm suas raízes na cultura africana.

Boa leitura!

Instrumentos musicais

Para começar, podemos falar dos instrumentos musicais de origem africana e que são utilizados até hoje em composições pelo mundo. Um exemplo é o agogô. Formado por diversos pequenos sinos, geralmente três ou quatro, esse instrumento é muito importante para a música iorubá. O instrumento percussivo é utilizado para acompanhar a música ou sinalizar movimentos dentro da composição.

Outro instrumento é o berimbau, mais conhecido pelos praticantes da capoeira. Ele é tão importante para os capoeiristas que há um momento de reverência especial ao objeto antes de iniciar um jogo. Composto por uma corda que envolve uma longa vara, geralmente de bambu, além de uma cabaça, que funciona como caixa de ressonância; esse instrumento é de origem angolana já esteve presente em composições até de Vinícius de Moraes.

Ritmos musicais

O samba é quase uma unanimidade quando falamos de algo que representa o Brasil pelo mundo. O samba nasceu no Brasil, mas até o seu nome é inspirado em uma palavra de origem angolana, semba, que significa umbigada. Com a chegada dos ritmos africanos no Brasil, onde já havia uma mistura de culturas, os ritmos africanos encontraram um solo fértil e floresceram em novos frutos, sendo um deles o samba.

O choro, a bossa nova e o maxixe também são ritmos que tiveram como base os gêneros musicais africanos como o lundu. O lundu é um ritmo que nasceu na Angola e tem como instrumentos a rabeca, o reco-reco, maracas, bandolim e até o cavaquinho. Isso te lembra alguma coisa? Sim, esses instrumentos são muito utilizados em composições famosas como as de Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga e até hoje estão presentes no samba e pagode modernos.

A própria capoeira, que citamos acima, também pode ser considera uma mistura de música e dança que influencia a música brasileira, sendo praticada em todo o território nacional.

Manifestações populares

Como falamos de samba, não podemos deixar de citar o Carnaval. Os desfiles em volta das aldeias são a base para os blocos carnavalescos, assim como as máscaras de pedras e ossos que espantavam as energias ruins são a base para todo o tipo de fantasias que vemos hoje. Outras manifestações populares que podemos citar são o maracatu, a congada e jongo.

E então, você já sabia de alguma dessas influências africanas nos sons do Brasil? Somos um país diverso e cheio de referências que nos tornam únicos e especiais. E se você quer saber mais sobre música e arte, que tal conhecer a nossa escola a e ampliar seus horizontes culturais? Fale com a gente para saber mais sobre.

Os pilares da música brasileira


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Click to listen highlighted text!