[vc_row][vc_column][vc_column_text]De fato, a improvisação musical pode ser descrita como o talento de compor uma melodia e registrá-la simultaneamente. Ou seja, esta prática demanda a habilidade de inventar de uma forma quase imediata. Sendo assim, os requisitos da improvisação podem estar presentes em uma melodia, harmonia ou em um ritmo, por exemplo. Com base nisso, essa característica é capaz de diferenciar os músicos reprodutores dos criadores.
Neste contexto, os músicos reprodutores possuem a habilidade de executar ou, simplesmente, reproduzir as canções que foram criadas por outras pessoas. Na maioria das vezes eles apresentam uma boa capacidade de leitura e de técnica. No entanto, dependem frequentemente do repertório construído por outros músicos para dar segmento ao exercício da profissão.
Em contrapartida, os músicos considerados criadores não permanecem limitados ao processo de reprodução das músicas criadas por outros compositores. Na verdade, eles têm a capacidade de modificar e aperfeiçoar as canções, dando origem a novas harmonias e melodias de forma automática. Esses profissionais são dotados de uma capacidade sensível e conseguem compreender todos os quesitos que, para muitos, permanecem escondidos por trás das cifras musicais.
Improvisação musical: quais são os benefícios?
Muitas vantagens estão presentes no processo de improvisação musical. Entre elas estão:
- O músico tem a capacidade de colocar uma identidade própria nas canções;
- Ajuda a treinar o potencial criativo, pois as ideias devem ser imediatas, tomando como base um conhecimento adquirido;
- É possível contornar as situações desagradáveis como, por exemplo, um possível esquecimento da melodia ou até mesmo a inclusão de uma nova canção de em cima da hora.
- Os músicos capazes de improvisar apresentam um ouvido apurado ou absoluto.
Como fazer uma improvisação?
Para, de fato, fazer uma boa improvisação musical é importante saber identificar a tonalidade da canção, bem como compreender as escalas consideradas básicas. No entanto, de forma prática, pode-se dizer que compreender as tonalidades e as escalas não é o suficiente. Na verdade, é necessário saber construir um solo por meio desse conhecimento.
É importante ter em mente que a grandeza do improviso consiste em desenhar de maneira perfeita todas as frases musicais presentes na melodia. Mas como é possível fazer isso? Por meio da utilização correta das notas presentes na música. No entanto, se você está iniciando esse processo, uma dica valiosa consiste em usar frases compostas por outros músicos. Dessa forma, experimente aplicá-las em diversas situações e contextos. Por meio desse processo será possível desenvolver o ouvido e, consequentemente, as habilidades para serem aplicadas na música em questão.
Após isso, é recomendado utilizar estas mesmas frases com o objetivo de realizar pequenas modificações. O intuito principal consiste em estimular o surgimento de ideias para serem acrescentadas na melodia. Sendo assim, com base em um exercício constante, o músico improvisador conseguirá construir as suas próprias frases, sem necessitar recorrer constantemente a melodias construídas por outros autores.
De fato, para fazer uma boa improvisação musical é fundamental apresentar conhecimentos sobre música. Pode parecer complicado, mas é gratificante, pois por meio da improvisação o artista é capaz de colocar a própria expressão na melodia, demonstrando, assim, um talento único e diferenciado.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]