[vc_row][vc_column][vc_column_text]A música faz parte da nossa vida de muitas maneiras e a sua história se confunde com a da própria humanidade. Há muito que se aprender sobre a trajetória da música, e muitas diferentes fontes para essa aprendizagem. Um dos melhores jeitos de aprender um pouco mais sobre a história da música é lendo sobre o assunto.
Pensando nisso, preparamos para você um pequeno guia. Confira aqui quatro livros que você precisa conhecer para ficar mais por dentro da história da música. Acompanhe a seguir e corra para a biblioteca, sebo ou livraria mais próxima:
1 – Uma Breve História da Música – Roy Bennett
Para quem busca algo que fale da música ocidental desde as primeiras composições, esse livro é o ideal. A obra de Roy Bennett trata-se de um livro didático, pensado especialmente para estudantes e estudiosos da música. Com grandes ilustrações mostrando os tipos de música e o seu local de origem, é uma leitura muito dinâmica e interessante. Ele também mostra diferentes práticas de composição ao longo dos tempos, e muitas curiosidades bacanas.
2 – Rolling Stone: As Melhores Entrevistas da Revista Rolling Stone — Jann S. Wenner e Joe Levy
Esse é um ótimo livro para quem gosta de música mais contemporânea. Esse livro de 2008 é um compilado de quarenta entrevistas icônicas da revista Rolling Stone. Para quem não sabe, essa publicação é uma das mais importantes do mundo da música, trazendo resenhas importantíssimas de álbuns e entrevistando grandes nomes do universo musical. Portanto, essas quarenta entrevistas trazem contigo uma parte valiosa da história da música. Vale muito a leitura para entender um pouco mais sobre seus artistas favoritos.
3 – O Som e o Sentido – Uma Outra História da Música – José Miguel Wisnik
Uma ótima opção para quem está buscando entender como a música e sua linguagem evoluiu e conversou com diversas histórias, mitologias e passagens da história ocidental. Indo além da música erudita europeia, ele busca também falar sobre músicas de tribo e muitos outros detalhes com uma abordagem erudita e sensível. Wisnik traz reflexões profundas sobre instrumentos, movimentos musicais e muito mais. O livro traz consigo o acesso a uma playlist, tornando a leitura muito mais imersiva e especial.
4 – O Resto é Ruído – Escutando o Século XX – Alex Ross
Há uma frase famosa que diz ‘o resto é silêncio’. Alex Ross, porém, traz um livro que fala do ‘outro’ resto: o ruído. O premiado livro é uma análise da música do século XX, e traz uma reflexão importante sobre a música contemporânea. De fato, mais do que tratar da história da música durante esse século, o livro acaba se tornando uma reflexão do conturbado século XX através da música nele lançado e de sua evolução. Afinal de contas, foi um século permeado por mais mudanças do que qualquer outra, e a cultura refletiu esse fenômeno.
Gostou de conhecer esses livros? Então fique ligado em nosso blog. Estamos sempre trazendo novidades sobre o universo da música e mais informações sobre gêneros, bandas, instrumentos e muito mais!
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]