Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

X curiosidades sobre o folclore brasileiro

histórias-foclore-cultura-brasileira

É difícil encontrar uma criança que não tenha crescido com as histórias infantis e todas as crenças passadas pela família. Porém, será que todas conhecem 4 curiosidades sobre o folclore brasileiro?

Todos já ouviram as histórias e conhecem pelo menos alguns dos personagens, seja aquele mais travesso ou a bruxa que dá medo até em adultos.

Mas você já se perguntou como toda essa história surgiu e porque cada um desses contos ganhou tanta popularidade no Brasil?

Quer saber mais? Então aproveite para acompanhar o conteúdo completo e conheça 4 curiosidades sobre o folclore brasileiro. Vamos lá?

Qual é a origem da palavra?

Talvez essa seja uma das curiosidades mais comuns, afinal, como surgiu a palavra folclore? Primeiro é importante explicar qual é o significado desse termo.

A palavra folclore vem da língua inglesa. Sendo assim, folk significa povo ou gente, enquanto o lore significa conhecimento.

Se pensarmos em uma tradução para o português seria como conhecimento do povo, algo que vai de geração em geração.

Exatamente o que é o folclore para nós, histórias que foram sendo contadas e construídas conforme a evolução da sociedade.

O folclore é real?

Esse é outro questionamento muito comum e por isso uma das 4 curiosidades sobre o folclore brasileiro.

Por mais que essa tradição seja mais forte em alguns estados do país, essas não são histórias verídicas.

Os contos foram criados com o objetivo de expor um pouco da cultura brasileira e da diversidade que existe em nosso país.

Entretanto, é sempre bom manter aquela ideia de originalidade quando for repassar essas histórias para as crianças, não é mesmo?

Quais são os personagens mais conhecidos?

Essa é outra dúvida muito comum. Afinal, quais são os personagens mais conhecidos do folclore brasileiro?

Sabemos que a lista de personagens é extensa e que existem inúmeros personagens cativantes.

A bruxa, a Iara, o Boto-cor-de-rosa, entretanto, o lugar de destaque fica para: saci-Pererê, mula sem cabeça e curupira.

Por incrível que pareça, todos esses personagens possuem alguma ligação com a mata e a natureza.

Por que existem versões diferentes da mesma história?

É possível ouvir uma mesma história do folclore com versões diferentes dependendo do local do país que você está.

E a explicação para isso é simples. Como esses são contos que foram passados de geração para geração, em encontros de família e reuniões, muitas pessoas foram modificando as histórias.

Sendo assim, é possível descobrir ações novas do saci ou de qualquer outro personagem dependendo da sua localização.

O importante aqui é aproveitar os contos de cada uma das regiões e se divertir com cada final ou o que é esperado de cada personagem de acordo com o contador da história.

Vale ressaltar que a localização no mapa também torna algumas histórias mais famosas do que as outras, como é o caso do boto na Região Norte do país.

Gostou de conferir as 4 curiosidades sobre o folclore brasileiro? Quer ler mais conteúdos como esse? Então aproveite para acompanhar as atualizações do nosso blog. Até a próxima!

Como o patrimônio imaterial é conservado?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Click to listen highlighted text!