A filosofia nasceu na Grécia, assim como boa parte dos princípios da cultura ocidental. Ela se desenvolveu em outros países europeus, porém, muda em cada região com base nos problemas e desafios enfrentados por diferentes povos.
O Brasil é rico culturalmente, de modo que cultivamos os mais variados pontos de vista sobre diversas questões, gerando intensos debates até mesmo sobre temas do cotidiano. Nesse tipo de lugar, a filosofia encontra um terreno fértil para se desenvolver.
No entanto, é preciso compreender que inúmeros intelectuais são conhecidos popularmente como filósofos, porém, essa profissão é regulamentada há séculos, sendo exigida a formação na área para receber essa alcunha.
Com isso, listamos alguns dos maiores filósofos brasileiros que você precisa conhecer para analisar a realidade a partir de outros pontos de vista. Confira!
1. Djamila Ribeiro (1980)
Certamente, Djamila Ribeiro é uma das filósofas mais importantes do Brasil contemporâneo. Em 2022 recebeu a Ordem do Mérito Assis Brasil, concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral por serviços prestados à democracia.
Suas obras abordam temas espinhosos como racismo, preconceitos diversos e análises duras do cenário nacional, tendo como base o seu doutorado em filosofia política pela Unifesp.
Seu texto mais influente é O que é lugar de fala?, questionando a organização da sociedade, pautada em uma visão no lugar do homem branco cis e heterosexual. Ela pontua a importância de dar voz às minorias com base em suas próprias vivências.
2. Luiz Felipe Pondé (1959)
Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé é um dos filósofos com a carreira mais longeva. Seu mestrado em filosofia na Universidade de Paris, com o doutorado na USP, lhe rendeu trabalhos em veículos importantes de mídia, como a >Folha de São Paulo e a TV Cultura.
É um filósofo que tem como base o pensamento conservador e liberal, porém, critica os movimentos ultranacionalistas e de extrema direita que vem crescendo no mundo como um todo.
Ao mesmo tempo, é considerado um pessimista, muito influenciado pelo dramaturgo Nelson Rodrigues, tendo uma visão da vida como ela é.
3. Mário Sérgio Cortella (1954)
Mário Sérgio Cortella, ao lado de Pondé e o historiador Leandro Karnal, é considerado um dos membros do tripé da filosofia brasileira contemporânea.
Apesar de ser formado em filosofia, é doutor em Educação pela PUC-SP. Suas obras são voltadas em debater a >ética e as boas práticas na educação de jovens e adultos. Bebe muito na fonte de Paulo Freire, seu orientador durante o doutorado.
4. Márcia Tiburi (1970)
Márcia Tiburi é uma das filósofas que está no centro das discussões políticas há alguns anos no Brasil. Seu pensamento progressista é contrário aos movimentos conservadores, porém, é fundamental conhecer a obra para compreender essa estrutura de pensamento.
Formada em filosofia pela PUCRS, doutora pela UFRGS, é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e roda o país com as suas obras em programas de televisão, discutindo questões sobre a política no cotidiano e o feminismo brasileiro.
Debatendo filosofia, é natural encontrar inúmeras divergências de pensamento, porém, essa é a natureza da área.
Os filósofos têm como papel fundamental, debater questões espinhosas e levantar questões que podem nunca ter uma resposta final.
Você conhece a obra de alguns desses 4 filósofos essenciais para compreender o Brasil contemporâneo? Compartilhe esse conteúdo com os seus amigos!
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim