A expressão corporal é definida, principalmente, pela capacidade de utilizar o corpo para se comunicar. Assim, há diferentes níveis de desenvolvimento da expressão corporal, eles são influenciados pelo grau de consciência que uma pessoa tem do próprio corpo.
Há diversas atividades que contribuem para o desenvolvimento dessa habilidade: o teatro, a dança, os esportes, a música, entre outros. De maneira geral, a expressão corporal está ligada à capacidade de se autoperceber, de transmitir mensagens adequadas em cada contexto e não apenas à expressão artística.
Além disso, de modo indireto, todas as atividades envolvidas no desenvolvimento da capacidade de se expressar corporalmente propiciam o amadurecimento de outras habilidades que fazem parte da expressão corporal: a coordenação motora, a postura adequada, o equilíbrio, a autoestima, o autoconhecimento, entre outras.
Veja a seguir quais são os benefícios de realizar atividades que permitam elevar a capacidade de se expressar por meio do próprio corpo. Vamos lá!
Relações interpessoais
Quanto menor é o grau de consciência corporal de um indivíduo, mais óbvias são as suas intenções e, sobretudo seus medos e inseguranças, para as outras pessoas que estão assistindo.
Como a expressão corporal é resultado de um processo emocional interno, não é difícil perceber que alguém está inseguro e apreensivo, por exemplo, em uma entrevista de emprego ou apresentação de um seminário, devido aos gestos feitos e a postura adotada.
Assim, o transparecer da insegurança denota um autocontrole menor que pode ser lido erroneamente como despreparo ou fraqueza. Nesse ponto, aqueles que conseguem utilizar o seu corpo como meio de diminuir a resistência que possa existir em um ambiente, influenciar os outros ou transmitir uma imagem positiva estão em vantagem.
Todo o processo de leitura corporal que as pessoas fazem umas sobre as outras ocorre, na maior parte do tempo, de maneira inconsciente. Assim, não se trata do fato que todos estão analisando todos, mas, certamente, a impressão obtida perpassa pela expressão corporal que cada um apresenta.
Equilíbrio e coordenação motora
Com a exposição ao aprendizado de novos movimentos e a liberdade de explorar diferentes formas de expressão corporal, cria-se uma espécie de repertório de expressão do corpo que pode ser utilizado em diferentes ambientes e para diferentes propósitos.
De forma análoga, é como ampliar o vocabulário: se têm à disposição diferentes palavras e expressões que são requisitadas a depender do contexto de comunicação.
Dessa maneira, até mesmo o aprendizado inicial de outras atividades que envolvem o corpo se torna facilitado. O equilíbrio adquirido também é maior, pois é fruto de um processo sistemático de tomada de consciência sobre os próprios movimentos.
Desconstrução de padrões e liberdade de expressão
A forma de se portar corporalmente é um dos atributos aprendidos no meio social. Assim, também é uma fonte de informação sobre o histórico de uma pessoa, bem como a sua forma de ver, lidar e interagir com o mundo.
Como a expressão corporal é influenciada diretamente pelo grau de consciência que um indivíduo tem do próprio corpo, as atividades que a envolvem também dão uma oportunidade para trazer luz para esse processo e para criar novas formas de expressão.
Por fim, vale ressaltar que, com o desenvolvimento da expressão corporal, as manifestações e expressões da personalidade passam a ser mais genuínas e maduras, pois nascem de uma integração maior entre mente e corpo.
Se você gostou deste post:
- SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
-
CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
-
ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
-
COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr
https://www.sabra.org.br/site/consciencia-ambiental/
Texto por: RedaWeb