[vc_row][vc_column][vc_column_text]Aprender um instrumento musical é se permitir adentrar a novos horizontes. Isso porque a música é uma das manifestações artísticas mais plurais e democráticas.
Existem diversos tipos de instrumentos musicais, sendo eles divididos em instrumentos de sopro, corda, elétricos, teclas e percussão.
E para ter um melhor aproveitamento na experiência de tocar, o mais importante é escolher um instrumento que mais combine com o seu gosto e personalidade.
Se você está em dúvida de qual instrumento escolher para tocar, confira a seguir algumas dicas que irão te ajudar a elucidar e tomar a decisão certa!
Como escolher o instrumental musical para aprender?
Escolher o instrumento ideal para tocar pode depender de alguns fatores que você deve levar em conta, como gosto pessoal, disponibilidade para estudar e até mesmo conhecimento dos instrumentos disponíveis.
Essas dicas que separamos vão ajudar você a refletir melhor e tomar a decisão mais certa para o momento.
1 – Reflita sobre o seu gosto musical
Sem dúvida, o gosto musical é um dos pontos mais importantes na hora de escolher o instrumento ideal para tocar.
Certamente você já deve ter uma lista em mente de instrumentos musicais, principalmente os mais tradicionais, como violão, guitarra, bateria, baixo, ukulele, flauta, bateria e teclado.
Porém, entre esses, pense qual combina melhor com o estilo musical que você gosta. Por exemplo, se você é fã de bossa nova e MPB, optar pelo violão faz total sentido. Agora, se você é apaixonado por heavy metal, a guitarra vai te deixar muito feliz.
2 – Qual instrumento mais chama a sua atenção em um show
Faça um exercício e recorra à memória. Tente lembrar qual instrumento musical você costuma ficar mais fascinado durante um show ao vivo?
Tem gente que adora ficar perto do baixista, outros focam no baterista, outros viajam na percussão. E você?
3 – Avalie tempo e orçamento
Outro ponto a ser avaliado, e que ajudará na escolha de qual instrumento aprender, é o tempo que você tem disponível para se dedicar.
Aprender violino é um desafio, não que seja impossível, mas requer dedicação aos estudos. Todos os instrumentos têm o seu grau específico de dificuldade e isso deve ser levado em conta.
Além disso, caso na sua região não tenha aulas de instrumentos gratuitas, você deverá buscar uma escola particular e os preços costumam variar bastante. Defina o orçamento que você pode e está disponível a investir.
4 – Faça uma aula experimental
Faça uma lista de escolas, ONGs, professores particulares e pesquise qual deles oferece a opção de fazer uma aula experimental. Você poderá ter uma aula gratuita de alguns instrumentos, caso você ainda esteja indeciso.
Fazer uma aula e poder conversar com o professor vai ajudar muito a tomar a decisão. Observe como você se sente em cada aula e qual instrumento te deixou mais feliz nesta experiência.
5 – Busque inspiração nas redes sociais
Navegue pelas redes sociais e veja vídeos de bandas e músicos. Existem perfis que específicos que compartilham suas experiências com a música e com instrumentos musicais.
Geralmente, teclado, violão e guitarra são os mais comuns, mas sempre há outras pessoas estudando outros tipos de instrumentos.
E aí, já escolheu o instrumento ideal para tocar? Conta pra gente aqui nos comentários.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]