[vc_row][vc_column][vc_column_text]Nos últimos anos, uma das discussões mais relevantes tem sido em relação à igualdade de gênero. As mulheres, cada vez mais, buscam seus direitos para se colocarem em posições de destaque, seja no mundo corporativo, na política ou outro. O fato é que a ideia de que os homens são os chefes da sociedade, enquanto as mulheres ficavam submissas.
Este conceito de igualdade de gênero, porém, só será alcançado plenamente se houver o empoderamento feminino. Após passarem séculos em posição secundária, agora é a hora de dar o devido poder a elas, para que possam exercer as funções que desejarem.
Importância do empoderamento feminino
A relevância do empoderamento feminino não é apenas para que elas tenham acesso a trabalho ou a atividades historicamente ligadas aos homens. Há diversos fatores que fazem com que este conceito seja fundamental na sociedade.
Primeiro, pensando justamente no aspecto profissional, a igualdade de gênero, a partir do empoderamento, faz as mulheres serem valorizadas, recebendo salários justos e iguais, para funções iguais às dos homens.
Além disso, há o aumento do respeito e do bem-estar. Mulheres estão nos cargos que estão por competência, não por serem bonitas ou por fazerem bem à imagem da empresa. Elas precisam se sentir empoderadas e terem uma rede de outras mulheres que as motivam para não se abalarem com eventuais críticas deste tipo, totalmente infundadas.
Para que se atinja o objetivo da igualdade de gênero, a união entre mulheres é fundamental. Afinal, isso também cria uma cultura de empoderamento. Nos dias atuais, não há mais espaço para isolamento ou para críticas que venham do próprio gênero.
O crescente destaque das mulheres no cenário musical brasileiro
Rede de apoio
As mulheres precisam criar uma rede de apoio que mostre ao restante da sociedade que elas chegaram para ficar e, com os méritos próprios, vão conquistar seus espaços na sociedade.
Com a união, cada mulher, individualmente, vai encontrar seu caminho de poder individual. E por poder, não estamos aqui dizendo que elas vão dominar os homens e inverter a ordem. Não, a questão é igualdade.
O termo empoderamento diz respeito a tirar as mulheres de um papel de submissão, não de colocá-las acima. Agora, depois de séculos sendo deixadas para trás, chegar ao patamar de igualdade já é um passo enorme e necessário.
O objetivo é, portanto, que a qualidade de vida delas melhore, com um ambiente de mais respeito e igualdade. Para isso, elas precisam se sentir empoderadas e este é o ponto central do conceito. Terem a coragem e a possibilidade real de, por méritos próprios, atingir os patamares de vida desejados, em todos os sentidos.
Depois de aprenderem que seu lugar é em casa, enquanto o homem sai e conquista o mundo, é preciso que as mulheres recebam a confiança e o poder de fazer o que quiserem. E aí reside a importância do empoderamento como forma de igualdade de gênero.
Portanto, é preciso que todos os agentes sociais, inclusive os homens, respeitem e entendam a relevância do empoderamento feminino. Mulheres não vão mais ficar submissas e isso é ótimo. Cada um merece o lugar que desejar na sociedade, preparando-se para as diversas funções, sejam sociais, profissionais ou pessoais.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]