A visão comum sobre a atuação dos assistentes sociais inclui percepções muito distintas da profissão. Parte enxerga a função com alguma dúvida, enquanto outra vê nela a salvaguarda dos direitos dos indivíduos em uma sociedade. Na esteira da segunda conclusão, é verdade que a função tem muito a ver com a promoção da dignidade humana. Geralmente, sobressaem na atividade as questões sobre crianças e adolescentes, membros mais socialmente vulneráveis do corpo social. Com tudo isto, você sabe qual o papel e como o assistente contribui com a educação do nosso país?
Saiba que este é um profissional que não atua apenas nos órgãos públicos. Ele também pode estar envolvido nos arranjos de empresas privadas e ONGs, geralmente com um papel de aconselhamento e orientação para desenvolvimento de ações sociais. A população a ser beneficiada é sempre aquela que sofre com a falta de acesso à cidadania. Logo, são pessoas carentes, aquelas afetadas por grandes desastres, idosos e crianças em condições de risco, entre outras. O cotidiano dessa profissão envolve promover o bem-estar da população – seja este de ordem física, psicológica ou social.
Qual é o seu papel
Ao perguntar qual o papel e como o assistente social contribui com a educação do nosso país, devemos entender que as suas atividades estão ligadas ao oferecimento de amparo à população. Com isto, as pessoas ganham a chance de superar carências no acesso à educação, saúde, moradia e trabalho. A assistência é um direito básico do cidadão, assim como os serviços de saúde e educação. Em um país com incertezas de ordem política e social, este ofício pode fazer uma enorme diferença.
As áreas onde ele atua incluem ensino, saúde e proteção à criança e ao adolescente, além das referidas funções de orientação prestadas em empresas e ONGs. Hoje, ainda é comum que a profissão seja exercida em maior quantidade no setor público. Neste tocante, o assistente pode trabalhar em escolas, administrações municipais, hospitais, redes de serviços sociais, entre outros. Como atualmente o Brasil recebe refugiados, a função da assistência pode se estender também para este contexto.
Como o assistente contribui com a educação do nosso país?
Na educação, o assistente social trabalha inicialmente pela inclusão. Ele pode desempenhar sua função orientando os profissionais da escola, como professores, diretores e coordenadores; do mesmo modo, pode atuar junto de pais e alunos. Em todo o caso, é importante para o serviço social que família e escola se aproximem, porque assim a maior contribuição desta atividade poderá ser alcançada: formar cidadãos.
Este encaminhamento do estudante para o corpo social não pode acontecer sem que se alimente o pensamento crítico. Estímulo que passa através do conhecimento de direitos individuais, assim como pela articulação da realidade social dos alunos com o contexto escolar. Portanto, o assistente contribui com a educação do nosso país promovendo ações educativas de inclusão, formação e emancipação.
Seu papel auxiliar na escola dará corpo às práticas pedagógicas que alimentam discussões e transformam as consciências. Com isso, ele é um dos agentes que mais colaboram para resolver os impasses vividos pela educação no Brasil. Sua função une os aspectos educativos e de organização no universo das escolas. Assim, conhecemos qual o papel e como o assistente contribui com a educação do nosso país. Podemos concluir que o serviço social estará sempre combatendo a exclusão e proporcionando incentivo às mudanças socioculturais de uma sociedade.
Se você gostou deste post:
- SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
-
CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
-
ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
-
COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr