[vc_row][vc_column][vc_column_text]A educação patrimonial é desenvolvida através de atividades e experiências que têm como objetivo criar e reforçar um senso de identidade patrimonial em relação aos símbolos e tradições da sua cultura, país e povo.
Investir na educação patrimonial é criar as condições necessárias para a compreensão do passado, presente e das perspectivas para o futuro de uma nação. A noção de patrimônio está associada à herança de uma civilização, sociedade ou comunidade.
Dessa maneira, este tipo de aprendizado envolve a identidade de uma nação e, no caso do Brasil, da nação brasileira e das diversas culturas e povos que fazem parte da sua história. Saiba mais a seguir!
Entenda o conceito de educação patrimonial
A educação patrimonial é uma ferramenta importante para a alfabetização cultural. Assim, a compreensão da herança como parte da sua identidade, torna os indivíduos mais capazes de agir de maneira ativa e consciente perante o patrimônio na sua cultura, se apropriando dele, protegendo-o e tomando medidas para protegê-lo e valorizá-lo.
Por isso, a educação patrimonial pode provocar um impacto positivo profundo em uma sociedade, uma vez que os seus cidadãos se tornam mais aptos a fazer uso da sua herança material e imaterial e, tanto se apropriar de conhecimentos, quanto de gerá-los e difundi-los entre os demais membros, assim como garantir que eles sejam passados de geração a geração.
Todos esses fatores levam ao fortalecimento do senso de identidade para com a comunidade na qual cada pessoa está inserida. A educação patrimonial cria cidadãos mais conscientes e responsáveis para com os impactos e consequências de ações e decisões para o presente e futuro da sociedade que reconhece como sua.
Quais são os desafios e oportunidades da educação patrimonial no Brasil?
O território brasileiro apresenta em seu seio manifestações culturais muito ricas. O número de expressões culturais e heranças no país é gigantesco, abrindo um grande leque de oportunidades para trabalhar a educação patrimonial.
No entanto, os desafios para implementar atividades relacionadas ao reconhecimento e valorização do patrimônio histórico e cultural ainda apresenta muitos desafios. Os investimentos em instituições de conservação, como museus, e outras entidades similares sofreu variações que tornaram esse setor vulnerável.
Além disso, o senso comum demonstra uma fragilidade e resistência do indivíduo brasileiro para o reconhecimento e valorização da sua própria cultura. Os contrastes econômicos entre diferentes regiões e a desvalorização de determinadas áreas e produtos culturais de certos grupos mostra a necessidade da implementação da educação patrimonial de modo mais assertivo no território brasileiro.
A educação patrimonial pode elevar a autoestima de indivíduos, fazendo com que abracem a sua herança familiar, cultural e histórica e valorizem o seu espaço geográfico e as pessoas da sua comunidade. Além disso, como resultado dessa mudança de paradigma social, oportunidades podem surgir para atrair riqueza e prosperidade econômica a partir do reconhecimento e valorização patrimonial.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os desafios e oportunidades encontrados no Brasil para a educação patrimonial. Que tal continuarmos a nossa conversa? Confira o post indicado a seguir!
Se você gostou deste post:
- SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
-
CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
-
ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
-
COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]