A violência doméstica ainda preocupa as autoridades públicas e as empresas, de um modo geral, mesmo que o Brasil tenha avançado nesse sentido, criando dispositivos legais com o objetivo de reduzir os casos de violência contra a mulher.
Motivos não faltam para que essa preocupação persista. Afinal, somente em 2020, o país registrou 105.821 denúncias de violência doméstica, de acordo com dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Nesse contexto, cabe dizer que as empresas podem ser aliadas no combate à violência doméstica, a partir da adoção de determinadas ações. A seguir, apontamos algumas. Confira!
Criação de campanhas de combate à violência doméstica
As empresas também são responsáveis pelo desenvolvimento social, ou melhor, pela forma como as pessoas pensam sobre determinados assuntos. Junto com a população e o estado, é dever dessas instituições privadas de promover campanhas de conscientização e de combate à violência doméstica.
Nesse sentido, as empresas podem desenvolver uma série de ações com o objetivo de contribuir para reduzir ou eliminar casos de violência doméstica, como realizar palestras para mostrar a importância de respeitar as mulheres.
Ao desenvolver campanhas de combate à violência doméstica, a empresa não apenas ajuda a desenvolver a sociedade, mas também mantém sua produtividade. Afinal, a violência doméstica é um fator que pode comprometer o bem-estar da colaboradora, o que, por consequência, pode afetar seu desempenho.
Orientação sobre como denunciar casos de violência doméstica
Muitas pessoas passam por casos de violência doméstica e não sabem como agir. Nesse contexto, a empresa pode, em suas campanhas, criar e fornecer aos seus colaboradores uma cartilha sobre como proceder no caso de violência doméstica.
Por exemplo: dizer como se deve se comportar, quais órgãos podem ser acionados para que a denúncia seja feita etc. Certamente, essa cartilha poderá ajudar a muitos colaboradores que vivem nessa situação, mas não sabem o que fazer para que ela seja cessada.
Criação de canais de denúncia
A empresa pode não apenas desenvolver campanhas de combate à violência doméstica, mas também criar canais de denúncia, com o objetivo de estimular que seus funcionários possam denunciar casos que ocorrem com eles.
Diante disso, a empresa pode prestar o apoio necessário para que a denúncia seja feita nos órgãos competentes, como na polícia civil.
Criação de um setor de apoio psicológico para os casos de violência doméstica
Ajudar um colaborador que vive numa situação de violência doméstica é também pensar em sua saúde psicológica. Por isso, você pode criar um setor (dentro de seu RH) de apoio psicológico para os casos de violência doméstica ou preparar pessoas em seu RH para lidar com casos ligados a essa situação.
Dessa forma, a vítima se sentirá acolhida e poderá superar essa situação, voltando a se sentir melhor ao longo do tempo.
Agora que você conhece algumas ações para combater à violência doméstica, que tal adotá-las em sua empresa? É uma atitude humana e que pode fazer com que sua empresa se torne ainda melhor na percepção dos seus funcionários e consumidores.
Para ler outros conteúdos como este, não deixe de acessar diariamente nosso blog.
Afinal, qual os papel das empresas para ajudar na erradicação da pobreza?
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!