[vc_row][vc_column][vc_column_text]Você já parou para pensar no quanto usamos nossa voz no dia a dia? Basicamente, todas as nossas atividades cotidianas exigem que façamos uso da fala. Com isso, é mais do que essencial que preservemos nossa voz. E foi pensando nesse quesito que no post de hoje trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a manter a sua voz saudável.
Ficou curioso (a) para saber quais dicas são essas? Então continue nos acompanhando e boa leitura!
Beber (muita) água é muito importante
Você já deve estar cansado (a) de ouvir que o consumo de água é uma dica para praticamente todas as situações, não é? Mas acontece que manter-se hidratado é, sem sombra de dúvidas, uma forma de blindar seu organismo contra diversos desgastes, inclusive na sua voz.
Falando mais especificamente sobre o que diz respeito a manter sua voz saudável, beber pequenos goles enquanto fala já é uma excelente forma de cuidar das suas cordas vocais. Assim, você garante que elas estejam sempre hidratadas, o que melhora sua vibração e flexibilidade.
Cuide da sua alimentação
Outra dica que parece ser bastante clichê, mas que faz todo sentido quando a prioridade é manter sua voz saudável: cuidar da alimentação. Afinal, o que comemos está diretamente ligado à manutenção do nosso corpo como um todo, incluindo nossas cordas vocais.
Além de uma dieta rica em grãos e nutrientes, evite ficar muitas horas sem comer (em jejum) e opte sempre por mastigar muito bem cada alimento. Além de a digestão começar já no momento em que estamos mastigando, não engolir pedaços de alimentos muito grandes também ajuda a proteger suas cordas vocais e garganta de possíveis lesões.
Como você respira?
Apesar de intuitiva, a respiração pode sim ser controlada e exerce um papel fundamental na manutenção da saúde da voz. Isso porque ela está totalmente ligada às cordas vocais. Portanto, quando respiramos de forma incorreta, sentimos certa dificuldade de manter diálogos mais longos.
Você já reparou como cantores possuem uma rotina de exercícios de respiração? Isso acontece justamente com o objetivo de corrigir a respiração e treiná-la para que ela seja o mais correta possível, e que não interfira de forma negativa durante as apresentações e shows.
Para isso, procure sempre respirar de forma que o que se expanda sejam suas costelas, e não o abdômen. Quando estiver falando, mantenha seu corpo sempre ereto e confortável.
Cuidado com os ruídos
É muito comum que, diante de ruídos do dia a dia (sons de carro, autofalantes, outras pessoas falando etc.), tentemos elevar nosso tom de voz para que possamos ser ouvidos. Essa prática, no entanto, é extremamente prejudicial à saúde da voz, já que força as cordas vocais e, em determinadas situações, pode até mesmo acarretar em lesões graves.
Caso você precise que sua voz seja mais alta que esses ruídos (como em apresentações em público, por exemplo), opte sempre por utilizar um bom microfone ou outro dispositivo que amplifique sua voz sem que seja preciso gritar.
A importância da segurança alimentar e melhoria da nutrição no país
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]