Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Dia Mundial do Rock

rock-mundial-estilo-gênero-sabra

Dia 13 de julho é dia de rock, bebê! E nada melhor do que comemorar essa data em grande estilo: com quatro fatos curiosos sobre o Dia Mundial do Rock!

Vamos lá!

Dia Mundial do Rock: dia de celebrar a liberdade de expressão

Live Aid: o início do Dia Mundial do Rock

Talvez você não saiba, mas o Dia Mundial do Rock ganhou espaço de destaque no calendário por causa do Live Aid, evento organizado pelo cantor e compositor irlandês Bob Geldof e transmitido, ao vivo, pela BBC no dia 13 de julho de 1985.

Com o objetivo de arrecadar doações para o combate à fome na Etiópia, o festival contou com a presença de grandes nomes da época: The Who, Led Zeppelin, Queen, Madonna, David Bowie, BB King, U2, Sting, Rolling Stones, Paul McCartney, Scorpions, Black Sabbath, entre outros.

O Live Aid ocorreu simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O evento causou tanto impacto que o próprio Phil Collins sugeriu que a data fosse gravada como o dia global do rock.

Dia não tão mundial assim

Apesar de ser uma data “mundial”, ela é comemorada especialmente no Brasil, no dia 13 de julho. Tudo isso graças às rádios 89 FM e 97 FM, que se dedicam ao gênero musical e fizeram, na época, uma campanha para consagrar o Dia Mundial no país.

Nos Estados Unidos, o Rock n’ Roll é celebrado no dia 9 de julho, data em que estreou o programa de televisão “American Bandstand” (1952-1989), que ajudou a tornar o estilo musical mais popular.

No dia 13, as principais cidades brasileiras costumam organizar show com renomados artistas e representantes do rock. Além de aproveitar os festivais, os roqueiros podem homenagear o gênero vestindo a camisa de sua banda preferida e ouvindo álbuns favoritos. Por que não montar uma banda como os amigos também?

Mais do que barulho

O Rock n’ Roll é muito mais do que um gênero musical que reúne guitarra, contrabaixo e bateria. É um estilo de vida, uma forma de manifestar o pensamento e, sobretudo, de buscar a liberdade e a igualdade social.

Blues, R&B… e bossa nova

O rock surgiu entre as décadas de 1940 e 1950, nos Estados Unidos, como resultado da fusão de estilos musicais: Country, Blues, R&B e gospel. Tanto é que o gênero contava com os sons do piano e do saxofone. Entre os nomes mais célebres da época, estão Bill Haley, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis, Fats Domino, Chuck Berry e Little Richard.

No Brasil, o gênero ganhou força com o cantor Cauby Peixoto em 1957. Nessa década, o Rock n’ Roll já era reconhecido no país, em função do sucesso de Elvis Presley, mas popularizou-se com a gravação, em português, de “Rock and Roll em Copacabana”. Foi a primeira canção de rock cantada por um brasileiro!

Até então o rock e a bossa nova andavam juntos. Ambos os estilos tratavam de praia, paquera e juventude. Apenas em 1964 ficaram distantes. Curioso, não?


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Dia dos surdos

Click to listen highlighted text!