Todos sabemos que nosso país é extenso, diverso e com famílias vivendo em condições distintas, dependendo do estado em que residem e até mesmo da região. Mas você já parou para pensar sobre a desigualdade do acesso à cultura no Brasil.
Sempre que mencionamos que existe desigualdade de acesso em diversos conhecimentos, estamos negando a chance da educação e do bem-estar entre crianças serem parecidos e justos.
Afinal, é fato que aqueles que possuem maior acesso à cultura conseguem desenvolver hábitos e habilidades que outros não conseguiram desenvolver.
Quer saber mais sobre o assunto? Então confira esse conteúdo completo e saiba tudo sobre a desigualdade do acesso à cultura no Brasil. Vamos lá?
O que é cultura?
Antes mesmo de discutir o acesso que algumas crianças e adolescentes possuem, é importante mencionar o que é cultura.
O significado desse termo pode variar de acordo com a interpretação de cada um, mas é importante destacar que quando avaliamos o conceito, pensamos em um conjunto de ações e conhecimentos que representam um povo.
Sendo assim, a cultura poderia ser explicada com costumes e tradições que fazem parte do nosso dia a dia e que nos acompanham desde o surgimento do país.
Para deixar mais explícito: o samba, a feijoada e o futebol fazem parte da nossa cultura porque estiveram presente na vida de muitos brasileiros em muitas ocasiões.
Entretanto, é fundamental destacar que a cultura está presente em diversos momentos do nosso dia a dia, seja na escolha pelas comidas preferidas ou quando assistimos a televisão, escolhemos um filme ou optamos por determinada banda.
Portanto, não existe nada que seja certo ou errado na cultura. Todos esses gostos e escolhas fazem parte da construção da sociedade e da forma como nos comunicamos com a história que foi deixada.
Não há problema nenhum em não gostar do que o outro gosta, desde que exista o respeito de manter uma boa relação mesmo com as diferenças.
A desigualdade de acesso à cultura no Brasil
Agora que você já sabe o que é cultura e como esse termo está presente no nosso dia a dia e nas escolhas que fazemos, chegou o momento de compreender quando começa a surgir a desigualdade.
Se formos pensar em um mundo ideal, a melhor opção seria que todas as crianças e adultos tivessem acesso aos mesmos ensinos e escolhas.
Entretanto, sabemos que essa não é a realidade do país. Sendo assim, quando falamos da desigualdade, ela pode estar presente em atividades pequenas, mas que influenciam a formação de todos.
Vamos ter como exemplo uma criança que cresce sem ter a oportunidade de visitar um cinema, o museu ou até mesmo de conhecer outros gostos musicais.
Durante a infância e a adolescência, essa pessoa será privada de acompanhar inúmeros períodos históricos e momentos decisivos, além de ter o acesso ao lazer negado em diversas ocasiões.
Sendo assim, essa ausência de assuntos importantes, do restante da cultura do país, pode influenciar na formação do cidadão e das futuras escolhas de um adulto.
Gostou do conteúdo sobre a desigualdade de acesso à cultura no Brasil? Para conferir mais materiais como esse, acompanhe o nosso blog!
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim